COVID LONGA: especialistas revelam que sintomas decorrentes da doença podem durar meses e afetar diversos órgãos

PUBLICIDADE

Pouco mais de dois anos depois do início da pandemia, está claro que os problemas não terminam no fim da fase de infecção aguda pelo novo coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 10% e 20% dos pacientes considerados curados da Covid-19, por já não terem o vírus Sars-CoV-2 detectável em exames, podem apresentar alterações no organismo que os levam a desenvolver a chamada Covid longa, com sintomas que permanecem ou aparecem pela primeira vez três meses depois da infecção, afetando sua qualidade de vida e atrapalhando a produtividade no trabalho e nos estudos. Para falar sobre esse tema o portal ouviu os especialistas: o médico infectologista, Fernando Chagas; o médico Regis Goulart Rosa e o psiquiatra Geraldo Busatto.

Segundo dados da OMS, esses10% e 20% dos pacientes considerados curados da Covid-19, com alterações no organismo, representariam no Brasil, entre 2,8 milhões e 5,6 milhões de pessoas. “A gente já observa muita gente, principalmente, com quadros neurológicos, com o desenvolvimento de quadros depressivos, esquecimentos, problemas de memória e até mesmo cognitivo de aprendizado. Não é fácil mensurar ou de fato comprovar as sequelas porque, como [a Covid-19] é uma doença muito recente, a gente tem que criar protocolos que definem, de fato, o que é sequela e o que não é”, disse o médico infectologista, Fernando Chagas, destacando ainda que que vem percebendo um crescimento considerável nos relatos de mulheres com alterações na menstruação, queda de cabelo e enfraquecimento de unhas, entre outros sintomas. “Tem pessoas que estão, inclusive, desde a primeira onda em 2020 ainda sem paladar. Hoje já estão se criando alguns protocolos para ajudar [na recuperação], mas não é algo que define, por exemplo, se vai melhorar. Existem protocolos de estímulos. Tem algumas pessoas que a médio prazo isso tem ajudado”, comentou.

Sobre esse tema o médico Regis Goulart Rosa, detalha: “Hoje há estudos que listam mais de 200 sintomas, além dos mais conhecidos, como fadiga, cansaço, falta de ar e disfunções cognitivas ou psiquiátricas. Os estudos não distinguiram entre casos moderados e graves de Covid-19, mas dados da literatura científica mostram que os sintomas posteriores são bem mais frequentes em quem teve doença grave na fase aguda”, disse, destacando ainda que a pesquisa é um passo fundamental para entendermos os fatores de risco e também os fatores prognósticos relacionados às sequelas pós-Covid. Estas informações, segundo ele, podem contribuir para uma alocação mais eficiente de recursos de reabilitação no nosso contexto.

“Entre os pacientes que se recuperaram da Covid-19 moderada ou grave, 85% apresentaram pelo menos um sintoma que reduz sua produtividade ou qualidade de vida”, afirma Geraldo Busatto.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025