Foto: Secom-PB
A Paraíba registrou, no início da noite dessa terça-feira, a segunda doação de órgãos de 2026 e a segunda em uma mesma semana. A doadora foi uma mulher de 46 anos, vítima de trombose cerebral, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.
Após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas, possibilitando salvar e transformar a vida de cinco pacientes que aguardam por um transplante.
A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destaca que a doação só acontece com a permissão da família e por isso a importância de se declarar doador em vida.
“A Central de Transplantes da Paraíba reforça que a doação de órgãos só acontece com a autorização familiar e que conversar sobre o tema ainda em vida é fundamental para ampliar o número de doações no estado,” reforçou.
Atualmente, 811 pessoas ainda aguardam na lista de espera por um transplante na Paraíba. No ano passado, 244 pessoas deixaram a lista de espera no estado.
Secom-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba realizou duas operações voltadas ao enfrentamento do crime organizado no…
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) se uniu nessa quarta-feira (21), à caminhada convocada…
A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com o Ministério Público, deflagrou na manhã desta…
O cinema brasileiro celebra mais um marco histórico: o filme “O Agente Secreto” e o…
A juíza eleitoral Thana Carneiro Rodrigues afirmou nesta quinta-feira (22) que não descarta solicitar novamente…
O Tribunal de Justiça da Paraíba suspendeu a decisão que, em caráter liminar, havia anulado…