Por pbagora.com.br

Nessa quarta-feira (25) foi celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Para o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), essa é uma data importante para reconhecer o gesto nobre de quem costuma doar sangue e também de alcançar ainda mais pessoas que ainda não colaboraram com esse ato, que pode salvar vidas.

Eduardo ainda relembrou o Projeto de Lei de sua autoria (PL 1422/2019) que prevê a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue nas faturas das concessionárias de serviços públicos essenciais, como Energisa e Cagepa, além das operadoras de plano de saúde.

“Doe sangue e ajude a salvar vidas!” – é a frase que deve constar nas contas de energia e água, conforme o PL, que está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).  Além do texto, a fatura ainda indicará o local mais próximo em que o consumidor poderá fazer a doação.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que em todo o Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue, o que é considerado um índice baixo. Eduardo defende a divulgação como mais um meio de informação para a população paraibana.

“Existem muitos doadores de sangue em potencial na Paraíba e essa é uma forma de reforçar a campanha e ter ainda mais pessoas conscientes de que essa atitude salva vida e faz a diferença na vida do próximo”, pontuou.

Doação de sangue na Paraíba – Na Paraíba, a doação de sangue tem acontecido por agendamento. Por isso, o doador deve salvar o contato do Hemocentro (83) 3133-3473, e enviar uma mensagem informando o nome, o dia e o horário da doação, ou pelo site https://hemocentro.saude.pb.gov.br/agenda/

Quem pode doar sangue – Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pelo menos 50 kg e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação. Não é indicado o jejum, nem o consumo de alimentos gordurosos.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Vereador quer criar comissão fiscalizadora para acompanhar vacinação em CG

Estreando no seu primeiro mandato, vereador oposicionista Anderson Almeida (Podemos),d efendeu a criação de uma comissão fiscalizadora que intenciona acompanhar o plano de vacinação contra a Covid-19 em Campina Grande,…

Brasil ultrapassa 210 mil mortes por Covid, com média móvel de 959 óbitos por dia

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta…