Se aproxima a semana mais importante dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica. Porém, este ano, a Semana Santa será vivida de uma forma extraordinária, devido à pandemia do coronavírus. Ainda seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde, além de atender ao pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, torna pública sua carta de orientações para as celebrações deste período.

 

Mantendo as últimas recomendações publicadas no dia 19 de março, as Missas continuam a acontecer sem a presença dos fieis e momentos como procissões permanecem proibidos. Desta forma, a Semana Santa terá algumas particularidades: não veremos, este ano, a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas dos bairros; a Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava pés; a Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na catedral para renovação dos votos sacerdotais, será adiada para um tempo oportuno; na Sexta-feira Santa não será realizada a Procissão do Senhor Morto e terá uma oração especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda nesta pandemia. No Sábado de Aleluia não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.

 

“Entendo que vem sendo um grande sacrifício para todos, mas reforço aos meus queridos irmãos e irmãs: fiquem em casa! Este vem se apresentando como um grande gesto de amor à humanidade! Vamos refletir, de todo coração, as palavras do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi  e vamos viver uma Semana Santa intensa, com muita fé, entendendo que esta será diferente na vivência, mas não na sua essência. Seguimos com muita confiança de que Deus nos ajudará a passar por este momento tão desafiador. Em breve estaremos juntos, nos abraçando, adorando ao Senhor e agradecendo a superação desta pandemia”, afirma Dom Manoel Delson.

 

Confira as orientações Litúrgicas do Arcebispo da Paraíba para a Semana Santa:
Orientações da ArquiPB Semana Santa – Covid19

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Barreira sanitária com testes para detecção do coronavírus volta a ser realizada em JP

Após a Paraíba ultrapassar os 8 mil casos de pessoas contaminadas com o novo coronavírus, as barreira sanitária com testes para detecção do vírus volta a ser realizada em João…

Doze tripulantes de navio atracado em Cabedelo permanecem isolados

Doze tripulantes de um navio petroleiro atracado há mais de um mês no Porto de Cabedelo ainda apresentam sintomas do novo coronavírus e seguem isolados e sendo monitorados pela Secretária…