Categorias: Saúde

Doenças virais: beneficiários da Geap contam com programas de prevenção

PUBLICIDADE

As infecções virais estão entre as principais causas de adoecimento, segundo o Ministério da Saúde, especialmente, no período chuvoso. Além da gripe e resfriado comuns, outras doenças, como dengue, chikungunya, zika, febre amarela, poliomielite, hepatite A, Aids, sarampo, rubéola e caxumba potencializam o aumento do número de casos.

Algumas dessas doenças não afetam um mesmo indivíduo em mais de um episódio, enquanto outras contaminações podem se repetir. O ideal, portanto, é se prevenir. A Geap Saúde, operadora de planos de saúde dos servidores públicos brasileiros, atenta a essa alta incidência de casos, desenvolve uma série de programas, dentro da Política Mais Saúde, iniciativa que promove a saúde de milhares de beneficiários.

A transmissão pode acontecer por alimentos infectados, objetos contaminados e no contato de pessoa a pessoa. Segundo a enfermeira epidemiologista da Geap, Carla Azevedo, em alguns casos, como gripes e resfriados, o simples aperto de mão com alguém infectado pode transmitir o vírus. “A maioria das pessoas acredita que apenas evitar os ‘beijinhos’ de cumprimento é suficiente, mas o maior perigo está nas mãos, que podem ser veículos de transmissão do vírus não só da gripe e do resfriado, mas de outras moléstias infecciosas”, explica.

Nos Programas de Promoção à Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, dentro da Política Mais Saúde, são ofertadas consultas e exames periódicos com profissionais especializados, além de atividades de conscientização e estímulo a hábitos saudáveis, como as principais formas de proteção.

As vacinas também são métodos eficazes de imunização. Por isso, a Geap criou o Guia do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente. Nele, os dependentes dos planos de saúde da Operadora contam com uma cartilha de informações e um espaço para anotações referentes ao acompanhamento médico, feito desde a gestação. A recomendação abordada pelo material é de que os responsáveis pelas crianças alimentem o Guia com as informações de acompanhamento médico e levem junto com a caderneta de vacinação delas, durante suas consultas médicas.

Diagnósticos e tratamentos

Dores de cabeça, estomacal, febre, torce, espirros frequentes. Esses são alguns dos sintomas de contaminação pelos vírus. Ainda de acordo com a enfermeira Carla, o ideal é procurar o médico assim que forem apresentados um ou mais desses sinais. “O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais rápido e de sucesso”, pontuou.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Últimas notícias

Vulnerabilidade reduz altura média de crianças indígenas e nordestinas; aponta pesquisa

A vulnerabilidade social faz com que crianças indígenas e de alguns estados do Nordeste, com…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 100 municípios da Paraíba podem registrar chuvas intensas nesta sexta-feira

Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas e há baixo…

20 de fevereiro de 2026

Preso homem suspeito de matar namorada ao empurrá-la de moto na Paraíba

A polícia prendeu um homem identificado como Renato Ferreira Salustiano Neto suspeito de matar Rayla…

20 de fevereiro de 2026

Jovem é morto a tiros em via pública no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã de hoje (20), no bairro…

20 de fevereiro de 2026

Mega-Sena acumula e prêmio chega aos R$ 105 milhões; veja os números

O prêmio do concurso 2.974 da Mega-Sena acumulou ontem (19). A estimativa de prêmio do…

20 de fevereiro de 2026

Pastor Sérgio Queiroz comenta representação dos evangélicos no desfile da Acadêmicos de Niterói: “Quebrantai-vos”

Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…

20 de fevereiro de 2026