Categorias: Saúde

Dieta de macarrão do Japão emagrece

PUBLICIDADE

 A chef e apresentadora Nigella Lawson, do canal GNT, emagreceu e atribuiu a conquista a um macarrão oriental: o itokonnyaku, também conhecido como konnyaku e konjac. Se gostou da ideia, fique atento. Nutricionistas alertam que as outras massas orientais não têm o mesmo efeito e uma dieta baseada apenas ou principalmente na iguaria causa problemas à saúde.

As diferenças entre as massas orientais começam pela quantidade de calorias. Enquanto o eleito de Nigella tem apenas 10 por porção, o restante fornece bem mais. O bifum, feito de arroz, possui 360 calorias a cada 100g, segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo (SP).

O cabelo de feijão, de feijão mung, fornece 358 calorias em 100g. O sobá,feito com trigo sarraceno, possui 350 calorias em 100g. E o somen, de farinha de trigo, costuma ser consumido frio e possui cerca de 360 calorias em 100g.

O grande segredo do itokonnyaku está em um de seus ingredientes, a raiz konjac, rica em glucomanan, fibra insolúvel usada como inibidora de apetite. Quando ingerida, retém água e causa uma sensação de plenitude gástrica, aumentando o poder de saciedade. Vale lembrar que 97% do produto é água.
Itokonnyaku

Assim como apresenta poucas calorias, o macarrão “milagroso” é pobre em nutrientes. Por isso, tire já da cabeça a ideia de trocar todas as refeições por ele, para evitar fraquezas, queda de cabeço, flacidez, unhas fracas.

“Mesmo que o objetivo seja a perda de peso, a dieta deve ser equilibrada, com todos os nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais) em proporções adequadas”, explicou a nutricionista Marina Capella, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro (RJ).

Se o objetivo for reduzir as calorias de uma refeição, a sugestão da nutricionista Marina é consumi-lo apenas uma vez ao dia junto com legumes e uma proteína magra (peixe ou frango). Acompanhamentos mais calóricos, como molhos à base de queijo ou cremosos (com leite, farinha e gorduras) devem ficar fora da lista de opções.

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025