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Diagnóstico precoce é a maior arma contra o câncer de mama

A cada hora que passa, uma brasileira descobre que está com câncer de mama. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estão previstos para o ano de 2011 cerca de 49 mil novos casos no país. Destes 550 são apenas para a Paraíba.

Esse tipo de câncer é o mais frequente no sexo feminino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença mata cerca de 11 mil pessoas, por ano, no Brasil. No entanto, quando descoberto no início da doença, as chances de cura chegam a 95%.

Mas segundo o Instituto do Câncer de São Paulo, metade dos casos só é descoberta com a doença em estágios avançados. O auto-exame ajuda a mulher a perceber alterações na mama, mas é a mamografia que confirma a doença.

A mastologista Jeane Sandra Nogueira Tavares, médica cooperada da Unimed JP, explica que uma das maiores armas contra o câncer de mama é o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são bastante elevadas e são possíveis as cirurgias conservadoras. “Toda mulher deve realizar a mamografia e exame clínico anualmente após os quarenta anos”, enfatiza.

FATORES DE RISCO

Segundo a mastologista, os fatores de risco mais envolvidos no câncer de mama são: idade precoce da primeira menstruação (antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), idade tardia da primeira gestação (após os 30 anos), mulheres que nunca engravidaram, uso indiscriminado de reposição hormonal, história familiar de câncer de mama (especialmente parentes de primeiro grau), alcoolismo, tabagismo, obesidade e sedentarismo.

A mastologista chama atenção para o fato de que alguns destes fatores podem ser evitados, reduzindo, assim, o risco de aparecimento do câncer de mama. “Portanto, estimular hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, dieta com baixa ingesta de gorduras, evitar fumo e álcool podem ajudar a prevenir não só as doenças cardiovasculares como também o câncer de mama”, alerta.

OUTUBRO ROSA

O Hospital Unimed João Pessoa está com uma iluminação especial neste mês de outubro. A fachada refletida com a cor rosa tem um motivo nobre: lembrar as mulheres dos cuidados necessários para prevenir o câncer mais comum entre elas.

A iniciativa faz parte do Movimento Outubro Rosa, mobilização mundial que prevê ações, em vários países durante todo o mês, para chamar a atenção das pessoas sobre o câncer de mama.

O “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos na década de 90 para estimular a participação da população, empresas e entidades na conscientização da prevenção do câncer de mama.

A campanha chegou ao Brasil em 2002 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).
A mobilização contribui também para o alcance do terceiro e do quinto Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que buscam, respectivamente, “igualdade entre os sexos e valorização da mulher” e “melhorar a saúde materna”.

 

Ascom
 

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