DIA DA ALEGRIA: Saiba que alimentos evitar para manter um sorriso saudável

Contentamento, satisfação e júbilo. A alegria, comemorada mundialmente nesta sexta-feira (8), costuma ser também expressada através do sorriso, que além de demonstrar felicidade, pode revelar também se a saúde bucal está em dia. Cirurgiã-dentista do Hapvida, Suyana Carneiro explica que com uma alimentação à base de industrializados, o organismo não recebe os ingredientes necessários para suprir o que precisamos. A falta de nutrientes é prejudicial e o contato constante dessas substâncias com os dentes causam prejuízos além das cáries.

Foto: Assessoria / Hapvida

A especialista detalha que alimentos industrializados, ricos em sódio ou açúcar estão entre os principais inimigos de dentes saudáveis. “Itens como bolos, chicletes, balas, refrigerantes são extremamente ricos em açúcar, e o açúcar pode se transformar em ácido e começar a destruir o esmalte do dente, provocando cáries, dores, desconfortos”, esclarece.

O alerta não vale apenas para os ultraprocessados: há também orgânicos que podem causar prejuízos aos dentes caso consumidos em excesso. A dentista cita alimentos ricos em carboidratos e frutas muito cítricas, que além de afetar o esmalte dos dentes, podem enfraquecê-los e causar erosão dentária.

Comidas difíceis de mastigar devem ser consumidas com cautela. Pirulitos, castanhas e outros alimentos mais consistentes, além de estragar o esmalte, podem gerar lesões no dente e quebrá-los. “O importante é manter o equilíbrio e saber se alimentar de forma balanceada, sem cometer exageros”, aponta.

Além do equilíbrio no consumo, a escovação regular, de pelo menos três vezes ao dia, é fundamental para garantir mais saúde aos dentes e menos procedimentos cirúrgicos e invasivos. “Vida saudável é vida plena e ser saudável é ser feliz”, conclui a especialista.

Sistema Hapvida – O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. São 28 mil dentistas na operadora, que conta ainda com 27 mil médicos e 68 mil funcionários. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

Assessoria

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026