A ação, que faz parte da 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, será realizada entre 9h e 13h deste domingo
Dermatologistas estarão no Busto de Tamandaré neste domingo, entre 9h e 13h, realizando exames para diagnosticar casos de câncer de pele na população e turistas da Capital. Caso haja suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento gratuito nos serviços credenciados.
A ação, que faz parte da 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), será realizada em um caminhão volante, que contará com dois consultórios e diversas equipes de dermatologistas voluntários, apoiadas por equipes de enfermagem da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende).
O automóvel está circulando por várias cidades brasileiras desde dezembro do ano passado. Até fevereiro deste ano, o caminhão terá percorrido 10 mil quilômetros, com paradas no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal e Salvador, além da capital paraibana.
Após o término de todas as atividades relacionadas à campanha, os números de atendimento de cada estado serão armazenados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor.
Ao liberar estes números, a SBD espera contribuir para abastecer entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral de subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas.
Dados preocupantes
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, até o fim do ano, serão detectados em todo o Estado cerca de 2,7 mil novos casos da doença, o tipo mais comum no Brasil. A explicação pode estar no alto índice de radiação ultravioleta associado ao hábito de se expor ao sol.
“No nosso Estado, além da incidência de raios ultravioleta ser altíssima, concorre com a tradição de praticar esportes ao ar livre e veranear na alta estação. Juntos, esses fatores contribuem para o surgimento de novos casos ”, explica a dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Paraíba, Carla Gayoso.
Segundo especialistas, a maior parte dos casos diagnosticados no Estado é de carcinoma basocelular, que agride localmente e normalmente não leva à metástase. Ou seja, a doença não se espalha para as demais partes do organismo. Um pequeno percentual – cerca de 4% – é de melanoma, a forma mais perigosa do câncer da pele. “A situação é muito preocupante, sobretudo pela população exposta à radiação solar sem proteção e os índices de radiação ultravioleta”, alerta Carla Gayoso.
“Aqui, a proteção solar é sempre necessária. Quem não tem condições de comprar filtro solar pode utilizar métodos alternativos para se proteger do sol, como usar camisas de manga longa, chapéus, óculos escuros na hora de se expor aos raios solares”, recomenda a dermatologista. Isso porque as partes mais atingidas pela radiação solar são também as que concentram o maior número de lesões: face, colo e braços. A boa notícia é que o câncer de pele é tratável e sua ação é reversível, porém, a prevenção ainda é a atitude mais indicada.
Assessoria
A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…
A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…
A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…
Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…
O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…
A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…