Categorias: Saúde

CRM-PB repudia projeto de lei que exige ponto de profissionais de saúde a cada duas horas

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) emitiu uma nota de repúdio ao Projeto de Lei apresentado pelo vereador Guga Moov Jampa (PSD), que exige que os profissionais de saúde de João Pessoa registrem sua presença nas unidades de saúde a cada duas horas. O conselho considera a proposta “um insulto aos que se dedicam a cuidar da saúde da população”.

Na nota, o CRM-PB destaca que os profissionais da saúde, especialmente os médicos, enfrentam uma carga de trabalho excessiva, com um número elevado de atendimentos e, frequentemente, em condições inadequadas para oferecer a melhor assistência possível à população. O texto ainda ressalta que, em algumas unidades de saúde, a quantidade de profissionais é insuficiente para atender à demanda existente.

O projeto de lei agora segue para as comissões da Câmara Municipal de João Pessoa, onde será analisado, e, caso seja aprovado, será encaminhado para votação no Plenário.

Confira na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) repudia o Projeto de Lei anunciado pelo vereador de João Pessoa, Guguinha Moov Jampa (PSD), que obriga todos os profissionais de saúde a registrarem sua presença a cada duas horas nas unidades de saúde da Capital paraibana.
O CRM-PB reconhece que médicos e demais profissionais de saúde trabalham, habitualmente, com um número excessivo de atendimentos e em condições muitas vezes inadequadas para oferecer uma assistência de excelência. Ademais, é notório que, em algumas unidades, a quantidade de profissionais é insuficiente para atender à demanda existente.
Para o CRM-PB, a proposta em questão representa um insulto aos que se dedicam a cuidar da saúde da população mesmo em cenários frequentemente precários, com carga de trabalho elevada e estrutura deficitária.
Dessa forma, caso o projeto seja aprovado, o CRM-PB irá tomar as medidas cabíveis, no âmbito de suas competências, em defesa dos profissionais de saúde e em prol de condições dignas de trabalho e atendimento à população.

João Pessoa, 06 de fevereiro de 2025

Bruno Leandro de Souza
Presidente

PB Agora

Últimas notícias

No dia em que Pedro oficializa apoio à sua pré-candidatura, Cícero celebra adesão e diz que CG é eixo estratégico do projeto

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou nesta sexta-feira (30), em entrevista à…

30 de janeiro de 2026

PM apreende mais de 300 porções de drogas em comunidade do Tambiá, em JP

A Polícia Militar da Paraíba apreendeu, na noite da quinta-feira (29), mais de 300 porções…

30 de janeiro de 2026

Procon-JP interdita bombas de gasolina em postos do Valentina por suspeita de adulteração

O Procon-JP interditou, de forma temporária, bombas de abastecimento de gasolina em dois postos de…

30 de janeiro de 2026

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Pombal por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

30 de janeiro de 2026

Confronto com a Polícia Militar termina com dois mortos no Sertão da Paraíba

Dois homens morreram após uma troca de tiros com a Polícia Militar na cidade de…

30 de janeiro de 2026

Avante: Presidente e prefeito destacam fortalecimento da sigla e união política em CG e Cabedelo em prol do projeto de Lucas

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé (MG) e o prefeito interino de…

30 de janeiro de 2026