Categorias: Saúde

CRM interdita eticamente hospital municipal de Cabedelo que rebate

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba interditou eticamente, na manhã desta segunda-feira (18), o Hospital e Maternidade Municipal Pe Alfredo Barbosa, localizado na cidade de Cabedelo. A medida impede os médicos de atuarem na unidade hospitalar até que os problemas encontrados durante a fiscalização sejam sanados.

De acordo com o diretor de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, foram identificados, durante a vistoria, problemas graves, como a falta de médicos nas escalas de plantão, equipamentos quebrados, falta de insumos para realização de exames básicos, instalações prediais precárias, entre outros.

“Para se ter uma ideia, o hospital não tem condições de fazer um simples hemograma por falta de materiais. As ultrassonografias são realizadas uma vez por semana. O hospital, que também é maternidade, não tem escala completa de pediatras. Desta forma, o mais seguro é que as gestantes sejam encaminhadas para outras maternidades, para garantir o atendimento adequado aos recém-nascidos e evitar riscos de vida”, explicou o diretor.

O Hospital e Maternidade Municipal Pe Alfredo Barbosa atende as especialidades de clínica médica, pediatria e ginecologia/obstetrícia. A partir da 0h desta terça-feira (19), os médicos ficam proibidos de prestar atendimento nas três especialidades.

As interdições éticas realizadas pelo CRM-PB impedem, exclusivamente, o médico de atender nas unidades de saúde. A medida tem o objetivo de preservar a dignidade do atendimento médico à população e a segurança do ato médico.

 

O outro lado

 

NOTA SESCAB

 

A Secretaria de Saúde de Cabedelo informa que atendeu a maioria das exigências feitas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) no tocante à infraestrutura e atendimento do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB).

Hoje à tarde, a equipe da Sescab irá ao CRM entregar a lista de escala de plantões dos médicos pediatras, exigência maior feita pelo órgão para manter o funcionamento da unidade hospitalar. A escala ficará regular após o prefeito atender a demanda da categoria e anunciar o reajuste dos plantões médicos.

Dentre as medidas tomadas pela Sescab em atendimento ao CRM estão a reforma e adequação das salas de repouso médico e urgência. A aquisição de um equipamento de Raio-X também está em andamento, bem como a de equipamentos de imagens (ultrassom, ressonância e tomografia), que deverá ter a licitação iniciada nesta quarta-feira (20).

A Sescab tranquiliza a população, bem como as famílias dos pacientes internados no HMMPAB e garante que vai manter o pleno funcionamento da Unidade Hospitalar.

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024