Teve decoração junina, comidas típicas, forró e muita, mas muita alegria. Em meio à pandemia de covid-19, as crianças internadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley tiveram um momento de descontração na tarde desta terça-feira,16. Foi o São João da Brinquedoteca Margareth Diniz, que arrancou sorrisos dos pequenos que estão na clínica pediátrica do HULW, e fez a festa das mamães que os acompanham.

O cenário foi especialmente montado em um ambiente reservado (onde as crianças costumam assistir à televisão) no mesmo dia da festa e levando em conta todos os cuidados necessários. A mesa estava repleta de lembrancinhas e recheada de comidas tradicionais da época como canjica, pamonha, arroz doce, milho verde e pipoca, além de cachorro quente, salgados e docinhos.

Pensando na segurança dos pacientes, todo o lanche foi montado de forma individualizada para reduzir os riscos de contaminações e entregue em lancheirinhas para os pacientes nas enfermarias. As colaboradoras da brinquedoteca se vestiram com roupas juninas: até as máscaras tinham estampas de bandeirinhas e balão.

“Com o cancelamento do São João este ano, devido ao coronavírus, ficamos imaginando como podíamos levar a festividade para a clínica pediátrica, de forma que não tivesse aglomeração nem exposição das crianças e família”, afirmou a coordenadora da brinquedoteca Daniela Karina Antão, acrescentando que tudo foi pensado com carinho, sem deixar de lado os cuidados com a higiene. Como incentivo à prevenção, na ocasião foram distribuídas ainda embalagens com álcool em gel.

Uma das mães que presenciaram o momento foi a do pequeno João, de seis anos de idade. Sonali Rodrigues publicou imagens em sua rede social e expressou sua gratidão à equipe. “E mesmo em meio à pandemia, elas não perderam a alegria e nos proporcionaram um Viva São João diferente. Não houve quadrilha, nem aquele forró pé de serra bom… Mas o essencial é o que cultivamos dentro de nós. E essa fé em Deus que nos motiva a seguir em frente confiantes que, em breve, grandes dias virão. Obrigada titias por cada gesto de amor e empatia!”, escreveu.

São João Itinerante

A equipe da brinquedoteca não mediu esforços para levar o clima junino aos corredores do HULW. Com bastante criatividade e um carrinho cheio de comidas e artigos típicos da época, a equipe percorreu os espaços do térreo do hospital, como o hall dos elevadores e a Unidade de Diagnóstico por Imagem, contagiando os colaboradores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Tudo o que nós queríamos era levar alegria aos colegas, mesmo diante do cenário difícil que estamos vivenciando com esta pandemia. E também fé de que tudo vai passar, e a certeza de que estamos fazendo o melhor pelos nossos pacientes. O trabalho que desenvolvemos é muito valoroso e, por vezes, marcante”, disse Daniela Karina Antão.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Brasil tem 68.089 mortes por coronavírus confirmadas nesta 5ª

O Brasil tem 68.089 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta quinta-feira (9), aponta levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais…

Greve de anestesistas na FAP suspende cirurgias de pacientes com câncer em CG

Crise na saúde. Os anestesistas do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, pararam as atividades por tempo indeterminado. Pelo menos 30 pacientes com câncer estão na…