Por pbagora.com.br

A partir dessa terça-feira, 13, a Câmara Municipal de João Pessoa passou a abrigar um centro de testagem para Covid-19. A estrutura disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer ao cidadão a possibilidade de realizar teste rápido ou RT-PCR/SWAB. O posto funcionou no primeiro dia das 13h às 16h no estacionamento do Poder Legislativo, no acesso pela Rua Rodrigues de Aquino. A partir desta quarta-feira (14), o horário de funcionamento será das 9h ao meio-dia.

Acompanhando a implantação do serviço no estacionamento do legislativo municipal, André Gonçalves, da Vigilância em Saúde de João Pessoa explicou as principais diferenças entre os dois tipos de testes para a Covid-19:

“O teste rápido é mais geral. Diz se a pessoa está com o vírus ou se já desenvolveu anticorpos. Já o SWAB é para quem já está com o vírus e apresentando sintomas. O laboratório lê o RNA do vírus e dá um resultado mais detalhado”, informou. Segundo André, o SWAB é aconselhado para pacientes sintomáticos até o 8º dia da doença. Depois disso, é melhor o teste rápido, mas ele não é tão confiável quanto o SWAB. “O teste rápido divulga o resultado em 15 minutos, mas o SWAB demora até 72 horas porque precisa passar por um laboratório”.

A testagem acontecerá no estacionamento da Câmara até a sexta-feira, 16, podendo ser prorrogada.

Notícias relacionadas

Covid-19: PMJP mobiliza equipe da saúde para vacinar população em situação de rua

A Prefeitura de João Pessoa deu início, na manhã deste sábado (15), dentro da campanha de imunização contra a Covid-19, à imunização da população em situação de rua, que havia…

CG registrar 65 novos casos e 2 óbitos por covid nas últimas 24h

A Secretaria de Saúde de Campina Grande registrou, nesta sexta-feira (14), 65 novos casos, classificados como positivos de covid no município, totalizando 29.350 casos. Nas últimas 24 horas 4 pessoas…