A Paraíba o tempo todo  |

Vacina começa a fazer efeito e diminui internações idosos entre 60 e 80 anos na PB

Após três meses de vacinação contra a Covid-19, a Paraíba já sente os efeitos dos imunizantes. De acordo com os dados do Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid no Estado, o número de idosos internados acima de 60 anos caiu na Paraíba no mês de março.

A  redução de 11% na internação hospitalar de idosos acima de 60 anos, comparado com o mês de janeiro de 2020, quando iniciou a vacinação. A Paraíba também registra  queda de 12% na internação de idosos acima de 80 anos.

Em compensação, as internações de adultos com Covid-19 entre 40 e 59 registraram  alta de 8% no mês de março no Estado.

O secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, atribuiu a queda nas internações ao sucesso da vacinação. São mais de 414.385 pessoas acima de 60 anos já vacinadas. A redução é ainda mais sensível na faixa etária acima de 80 anos. Beltrammi explica que os idosos acima de 80 “reúnem maior tempo de exposição vacinal com maior participação de segundas doses aplicadas, o que garante uma proteção maior”.

Além disso, o secretário relembra que as “medidas de segurança e proteção sanitária empregadas no mês de março de 2021 promoveram maior atenção e mobilização social, principalmente entre pessoas mais vulneráveis e seus familiares e cuidadores, como no caso dos idosos acima de 80 anos”, ressalta.

Em relação ao aumento de internações de pessoas entre 40 e 59 anos, Beltrammi explica que o crescimento ocorreu devido a esse grupo etário  estar mais suscetível ao vírus. Segundo ele, é o grupo com maior exposição ao vírus por maior predisposição a assumir comportamentos de risco, como abandono do uso de máscaras e aglomerações em atividades de lazer dentro e fora de casa”.
Desde o início da campanha em janeiro, a Paraíba já recebeu 919.380 doses da vacina, distribuiu 918.218 e aplicou 650.946. A Paraíba segue em quarto lugar no ranking de estados que mais vacinaram no Brasil.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe