Categorias: Saúde

Covid-19: PB autoriza dose de reforço para idosos e início da vacinação de adolescentes

PUBLICIDADE

Os municípios paraibanos estão autorizados a aplicarem a dose de reforço contra Covid-19 em idosos acima de 70 anos e em pessoas imunossuprimidas. A decisão foi aprovada na 8ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que também deliberou sobre a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidade. A inserção deste novo público se dará após a chegada de novas doses, específicas para esta faixa etária, ainda esta semana. 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que a vacinação de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos seja feita de forma simultânea aos públicos atuais e, preferencialmente, com imunizantes da Pfizer, sendo respeitado o intervalo de 6 meses após o fechamento do esquema vacinal (dose 2 ou dose única) para os idosos, e de forma decrescente. Já para os imunossuprimidos, a dose extra deve ser ministrada 28 dias após a conclusão do esquema, conforme preconiza a Nota Técnica do Ministério da Saúde. 

Sobre a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destaca que a viabilização será possível devido ao incremento na quantidade das doses de vacinas destinadas à Paraíba. Ele pontua que o estado deve receber cerca de 200 mil doses nos próximos dias. 

“A decisão do ministério já contempla este público no PNI com doses da Pfizer. No entanto, só poderíamos viabilizar a vacinação destes jovens junto aos municípios com um quantitativo de imunizantes destinados especificamente para esta faixa etária, o que vai ser realizado a partir da chegada das novas vacinas ainda nesta semana”, enfatiza.

Geraldo Medeiros reforça que os municípios podem iniciar imediatamente a vacinação de idosos acima de 70 anos e na população imunossuprimida, caso ainda possuam doses armazenadas. O intuito é evitar o desperdício destas doses e ainda reforçar a proteção de pessoas mais vulneráveis ao agravo.

Já em relação à vacinação dos adolescentes, o secretário de saúde enfatiza que o gerenciamento fica a cargo dos municípios “Os gestores municipais são responsáveis pela estratégia vacinal e devem fazer a busca ativa da população acima dos 18 anos para garantir 100% de cobertura vacinal”, finaliza Geraldo Medeiros. 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024

Treze conquista virada emocionante nos minutos finais contra o Santa Cruz

O Treze teve uma estreia emocionante na Série D do Campeonato Brasileiro 2024 ao derrotar…

27 de abril de 2024