Categorias: Saúde

Covid-19: em 30 dias, doença fez da Paraíba o estado com maior taxa de letalidade

PUBLICIDADE

Embora em comparação a outros estados do país a Paraíba esteja em uma situação relativamente tranquila, diante do número de infectados e de mortos pelo novo coronavírus,  o sinal de alerta na saúde acende quando se verifica a taxa de mortalidade pela doença no estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 10% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 vieram a óbito na Paraíba.

Até o dia 25 de março, segundo dados do Governo do Estado, através da SES, a Paraíba tinha apenas 5 casos confirmados para a doença. Porém, 30 dias depois, conforme boletim divulgado pelo órgão neste sábado (25 de abril), esse número já saltou para 499. Entre estes, 117 já foram considerados curados.

O número de mortos também passou a ser contabilizado nos últimos 30 dias. Desde o início da pandemia até o dia 25 de março, a Paraíba ainda não havia registrado nenhuma morte. Atualmente, 50 pessoas já morreram vítimas do novo coronavírus no estado. A taxa de letalidade é preocupante, já que, segundo informações repassadas pela SES, 10% das pessoas contaminadas desenvolveram o quadro mais grave da doença e morreram. A Paraíba supera a média nacional de que é de 5%.

Outro dado preocupante é o avanço da doença no interior do estado. Há 30 dias atrás, apenas seis cidades tinham o registro da doença: Cajazeiras, João Pessoa, Monteiro, Sousa, Patos e Piancó. Atualmente, 37 cidades possuem registro da chegada da doença. Além das já citadas acima, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Barra de São Miguel, Bayeux, Bom Jesus, Boqueirão, Brejo do Cruz, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Conde, Congo, Coremas, Coxixola, Cruz do Espírito Santo, Guarabira, Gurinhém, Igaracy, Itabaiana,  Itapororoca, Junco do Seridó, Marizópolis, Pedras de Fogo, Pombal, Queimadas, Riachão do Poço, São Bento, São José do Rio do Peixe, Sapé, Serra Branca e Taperoá possuem pacientes contaminados, ou atê mesmo, óbitos.

No mesmo período, mais de 1390 casos considerados suspeitos já foram descartados. Atualmente segundo o último boletim da SES, divulgado neste domingo (26) existem 543 casos confirmados na Paraíba, 1421 casos descartados e 119 pessoas se recuperaram.

 

Redação

 

 

Últimas notícias

Explosão em barraca de alimentação deixa três feridos, em João Pessoa

Por pouco não foi uma tragédia. Uma explosão em uma barraca de alimentação deixou três…

19 de fevereiro de 2026

Após eliminação da Copa do Brasil, Serra Branca foca em jogo decisivo contra o Botafogo pelo Paraibano

A primeira participação do Serra Branca na Copa do Brasil durou apenas uma partida. Mesmo…

19 de fevereiro de 2026

Operação contra o tráfico apreende drogas e munições no bairro de Cruz das Armas

A Polícia Militar apreendeu maconha, skank, cocaína, loló e munições de três calibres diferentes, na…

19 de fevereiro de 2026

Reparo em arquibancada do Carnaval Tradição é concluído e desfiles serão retomados

O reparo na arquibancada que cedeu durante o Carnaval Tradição 2026, em João Pessoa, foi…

19 de fevereiro de 2026

Botafogo-PB vence o Treze e pula para a segunda colocação do Paraibano

Deu Belo no Clássico Tradição. Em partida válida pela  7ª rodada do Campeonato Paraibano, o…

19 de fevereiro de 2026

Paraíba é o 2º no Nordeste é o 6º estado do Brasil com maior taxa de crescimento do PIB em 2026, aponta relatório do BB

De acordo com o relatório de Resenha Regional do Banco do Brasil, disponibilizado neste mês,…

19 de fevereiro de 2026