O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com os hospitais da Unimed, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves, na Capital, e com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e de João Pessoa (SMS/JP) lançaram uma carta aberta de alerta à população paraibana sobre o risco de colapso do sistema de saúde. O documento foi publicizado após reunião realizada nesta quinta-feira (21/05).

Os órgãos estão preocupados com o esgotamento da capacidade das redes hospitalares pública e privada, e alertam a população acerca da necessidade de se respeitar estritamente as medidas de contenção de propagação do novo coronavírus, recomendadas pela comunidade científica e adotadas pelo estado da Paraíba e seus municípios, as quais seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isolamento social 

Os Ministérios Púbicos reforçam a importância do isolamento social rigoroso, ressaltando que o momento é grave e exige serenidade e solidariedade por parte dos gestores das várias esferas de governo e da iniciativa privada, para salvaguardar a estrutura hospitalar mínima necessária ao acolhimento dos pacientes com covid-19.

PERCENTUAL DE OCUPAÇÃO DO LEITOS
– UNIMED JOÃO PESSOA – 85%
– MEMORIAL SÃO FRANCISCO – 90%
– NOSSA SENHORA DAS NEVES – 70%
– 1ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de JP) – 83%
– 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região do Brejo) – 48%
– 3ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de CG) – 38%

Vejam na integra a carta aberta a população:

http://www.mppb.mp.br/images/IMPRENSA/Editais-Outros/CARTA-ABERTO.-MP-e-HOSPITAIS.pdf

 

Redação com ascom

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Falta de médicos: hospital Municipal de Soledade é interditado pelo CRM/PB

Unidade de saúde não tem profissionais médicos em sua escala e não está preparado para atender pacientes com Covid-19 O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou o Hospital…

DPE recomenda passe livre para pessoas com deficiência em CG

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio do 2º Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania, recomendou à Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STTP) de Campina…