A Paraíba o tempo todo  |

Covid-19: carta aberta do MP e órgãos de saúde faz alerta para colapso do sistema de saúde

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com os hospitais da Unimed, Memorial São Francisco e Nossa Senhora das Neves, na Capital, e com as secretarias de Estado da Saúde (SES) e de João Pessoa (SMS/JP) lançaram uma carta aberta de alerta à população paraibana sobre o risco de colapso do sistema de saúde. O documento foi publicizado após reunião realizada nesta quinta-feira (21/05).

Os órgãos estão preocupados com o esgotamento da capacidade das redes hospitalares pública e privada, e alertam a população acerca da necessidade de se respeitar estritamente as medidas de contenção de propagação do novo coronavírus, recomendadas pela comunidade científica e adotadas pelo estado da Paraíba e seus municípios, as quais seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isolamento social 

Os Ministérios Púbicos reforçam a importância do isolamento social rigoroso, ressaltando que o momento é grave e exige serenidade e solidariedade por parte dos gestores das várias esferas de governo e da iniciativa privada, para salvaguardar a estrutura hospitalar mínima necessária ao acolhimento dos pacientes com covid-19.

PERCENTUAL DE OCUPAÇÃO DO LEITOS
– UNIMED JOÃO PESSOA – 85%
– MEMORIAL SÃO FRANCISCO – 90%
– NOSSA SENHORA DAS NEVES – 70%
– 1ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de JP) – 83%
– 2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região do Brejo) – 48%
– 3ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (região de CG) – 38%

Vejam na integra a carta aberta a população:

http://www.mppb.mp.br/images/IMPRENSA/Editais-Outros/CARTA-ABERTO.-MP-e-HOSPITAIS.pdf

 

Redação com ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe