O Conselho de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) interditou eticamente, nesta segunda-feira (17), os serviços do Centro Material e Esterilização (CME) da Clínica Dom Rodrigo, localizada em João Pessoa. A medida foi tomada devido à falta de segurança técnica, reutilização inadequada de materiais, ausência de treinamento da equipe e riscos iminentes de contaminação cruzada, colocando em risco a segurança dos pacientes.
De acordo com o relatório de fiscalização do Coren-PB, a clínica estava reutilizando agulhas de uso único, possivelmente usadas em cirurgias cardíacas, o que configura uma violação das normas regulatórias e representa um grave risco de infecção para os pacientes, principalmente em procedimentos de alta complexidade.
“Essa medida foi necessária diante das graves irregularidades que comprometem a vida dos pacientes e o exercício seguro da nossa profissão. Não podemos permitir que práticas inadequadas, como a reutilização de materiais descartáveis e a falta de profissionais qualificados, coloquem em risco a integridade do cuidado”, afirmou Rayra Beserra, presidente do Coren-PB.
O relatório também identificou outros problemas, como a ausência de anotação de responsabilidade técnica, falhas nos registros e na escala do serviço de enfermagem, e a inexistência da Comissão de Ética de Enfermagem. Além disso, o Centro de Material e Esterilização (CME) e o Centro Cirúrgico estavam sem enfermeiros responsáveis, com número insuficiente de profissionais e sem planejamento adequado.








