Conjuntivite viral: considerada ‘gripe do olho’, infecção pode levar à cirurgia

Mais comum no verão, a conjuntivite também acomete a população no inverno, principalmente em locais com muita variação climática. A doença tem fácil transmissão e por isso, é considerada pelos especialistas como uma ‘gripe ocular’, mas em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica para tratar as sequelas.

De acordo com o oftalmologista do Hapvida, Breno Barth, as complicações têm a ver com os ‘infiltrados corneanos’, que podem ocorrer quando o vírus penetra a córnea, causando manchas brancas e prejudicando a visão. Nesses casos, o profissional avalia o melhor tratamento, que pode ser feito à base de pomadas e colírios ou cirurgia à laser.

O agravamento do quadro costuma ser mais raro, mas é comum que a conjuntivite venha acompanhada de outras inflamações. “Às vezes ela vem acompanhada de faringite, amigdalite, otite; às vezes a pessoa está gripada e com conjuntivite também. O paciente deve administrar compressas geladas, uso de vitamina C e fazer repouso. Se for necessário, o uso de colírio deve ser feito pelo oftamologista”, explica.

Quando há sequelas, a inflamação pode levar meses para ser combatida, mas geralmente, a doença dura cerca de dez dias. Os sintomas mais comuns são olho seco, vermelho, lacrimejando, com secreção, coceira e sensação de areia.

É também a partir do olho que pode acontecer a transmissão. Conforme o especialista, o toque é o maior meio de passar a doença. “O paciente está com conjuntivite, pega no olho e com a mão suja toca em superfícies. Outra pessoa toca nesse local e depois coça o olho. É o suficiente para haver a contaminação”, detalha.

O médico ressalta que desde a pandemia da covid-19, houve uma redução dos casos de conjuntivite devido ao novo hábito adquirido por grande parte da população de higienizar as mãos com frequência. Ele incentiva que os cuidados continuem. “É importante manter esse cuidado, uma vez que ele não evita apenas o coronavírus, mas uma série de vírus e doenças infecciosas que são transmitidas da mesma forma”, orienta

PB Agora

Últimas notícias

A política de Brasília e a desordem da alma

Nessa semana, o ministro Fachin deu um recado na abertura dos trabalhos do STF: defendeu…

5 de fevereiro de 2026

A cortina de fumaça do Código de Ética do STF

O ministro Fachin, presidente do STF, começou o ano afirmando seu compromisso com um Código…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Hugo Motta projeta liderança de Lucas Ribeiro já no 1º turno da disputa pelo Governo da Paraíba

O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e do Republicanos na Paraíba,…

5 de fevereiro de 2026

Cícero evita polêmica sobre disputa pelo apoio do PT e diz que acusações contra Veneziano precisam de provas

Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (05), logo após a mensagem na abertura dos…

5 de fevereiro de 2026

MPPB emite parecer contra pedido de Habeas Corpus feito por defesa de cantor João Lima

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) opinou contra o pedido de Habeas Corpus impetrado pela…

5 de fevereiro de 2026