Por pbagora.com.br

O Hospital Municipal Pedro I agora será a referência, em Campina Grande, para o atendimento inicial aos pacientes que apresentam sintomas da Covid-19. Com a mudança, iniciada nesta segunda-feira, 17, as pessoas com sintomas da doença devem procurar o hospital, e não mais para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco (UPA).

A mudança foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande porque o número de pessoas internadas no Pedro I diminuiu consideravelmente e, dessa forma, os atendimentos ficam concentrados na unidade hospitalar e a UPA volta a realizar atendimentos clínicos de outras patologias. Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a UPA realizava os atendimentos iniciais e o hospital era a referência para a internação e o tratamento da doença.

“Toda a triagem será feita no Pedro I, que já foi todo equipado para isso. A UPA volta a realizar atendimentos em clínica médica geral, pediatria, oftalmologia, ortopedia e outras especialidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul.

Apesar da mudança, as equipes da UPA realizarão o processo de transição para não deixar de atender os pacientes que, eventualmente, procurem a unidade em vez do hospital. “Vamos criar dois fluxos na UPA Alto Branco até o final do mês, um para pacientes de outras patologias e outro para atender aqueles com sintomas da Covid-19 que por acaso forem até lá”, disse o diretor da UPA Alto Branco, o médico Giovanny Roncally.

A UPA tem apresentado uma leve queda no número de atendimentos semanais. Isto também acontece pela descentralização do atendimento de pacientes com suspeita do novo coronavírus. A testagem rápida está sendo realizada em 15 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o Hospital Municipal Pedro I tem apresentado uma baixa taxa de internação, ficando abaixo dos 40%. E desde o início do mês, o número de altas médicas vem sendo superior ao de admissões de novos pacientes.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Governo zera Imposto de Importação de vacinas contra covid-19

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, ligada ao Ministério da Economia, publicou hoje (17) no Diário Oficial da União resolução que concede redução temporária para zero da alíquota do…

Morre um dos mais conhecidos profissionais da medicina em Campina Grande

Morreu na Clínica Santa Clara, o médico Milton Medeiros , um dos mais conhecidos profissionais da medicina em Campina Grande. Ele faleceu na Clínica Santa Clara, de falência múltipla de…