A Paraíba o tempo todo  |

CG amplia em 80% cirurgias de catarata e pacientes do mutirão realizam operações

A Secretaria de Saúde de Campina Grande ampliou a oferta de cirurgias de catarata em mais de 80%. Em 2021 eram autorizados entre 100 e 120 procedimentos por mês e em 2022 são ofertados entre 180 e 230 cirurgias mensalmente.

No primeiro semestre do ano foram 1.341 autorizações, o que corresponde a mais de 220 por mês, na média. Esta semana os pacientes atendidos no mutirão de consultas e exames do programa Saúde de Verdade, que foi realizado em maio, começaram a ser operados.

As cirurgias são realizadas em clínicas particulares conveniadas com o município. Além da cirurgia de catarata, mais comumente realizada, também são ofertados outros serviços como tratamento de pterígio, capsulotomia, mapeamento de retina e exame do fundo do olho.

Os pacientes interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde para serem encaminhados para consulta com oftalmologista. A partir da consulta são requisitados os exames e, após identificada a catarata, é entregue o laudo na clínica para o paciente solicitar a autorização da cirurgia na Secretaria de Saúde. A autorização está sendo concedida dentro do próprio mês. Depois disso, é só se dirigir à clínica para agendar o procedimento.

Além das operações de catarata, nos seis primeiros meses o município realizou mais de 500 cirurgias eletivas gerais. Nesta quinta-feira, 18, o novo centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley começou a funcionar e a perspectiva é realizar até 30 procedimentos por dia. Até o final do ano, também será entregue o novo centro cirúrgico do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I.

 

Da Redação com PMCG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe