A Paraíba o tempo todo  |

Central de Transplantes da Paraíba registra seis captações de córneas em menos de uma semana

Em apenas seis dias, a Central Estadual de Transplantes registrou, no Hospital de Trauma de Campina Grande, seis captações de córneas. A marca só foi possível graças ao ‘sim’ das famílias que autorizaram as doações. São os parentes do paciente que devem permitir a doação de órgãos ou tecidos.
 
Após a retirada, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos da Paraíba para tratamento e posterior transplante. No estado, atualmente, 328 pessoas aguardam por uma córnea.
 
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Captação de Campina Grande, “conseguir seis doações em menos de sete dias é muito gratificante para nós da equipe, que nos dedicamos incansavelmente a esta missão. Com a autorização das famílias, muitas vidas são transformadas”.
 
Em 2021, o número de transplantes de córneas já supera os dois anos anteriores. Enquanto que em 2019, foram 89, e 2020, 36 transplantes, este ano o número está próximo de 200.
 
“Esse número é muito significativo. O sentimento é de gratidão da equipe, às famílias que foram favoráveis a doação. Muitas pessoas aguardam um telefonema para receberem a notícia que realizarão o transplante e terem sua saúde restaurada. A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplante, Rafaela Carvalho.
 
A Paraíba registrou, até agora, 224 transplantes neste ano, sendo 191 de córneas, 14 transplantes renais, 11 de fígado, três de coração e cinco de medula óssea. Na fila, esperam 328 pessoas por uma córnea, 181 por um rim, 11 aguardam um fígado e três pessoas precisam de um coração.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe