A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa quinta-feira (30), a segunda doação de coração deste ano, na Paraíba. Além do coração também foram doados o fígado, os rins e as córneas.
O paciente doador era um homem de 34 anos, que estava internado desde o último dia 26, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa e morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele teve a morte encefálica confirmada após a realização de três exames. Todo o processo foi acompanhado pela equipe multiprofissional da Central de Transplantes.
A captação aconteceu após a permissão da família. O procedimento, considerado uma corrida contra o tempo, durou cerca de quatro horas. O Corpo de Bombeiros teve um papel importante no processo, com uma operação especial para transportar os órgãos com agilidade até o hospital transplantador.
Todos os órgãos foram doados para pacientes paraibanos. O coração foi para um homem de 68 anos, o fígado para uma jovem de 19 anos, o rim direito para um homem de 59 anos, e o rim esquerdo para outro homem, de 57 anos.
“Essa é a terceira doação de múltiplos órgãos registrada só em março pela Central de Transplantes, e a segunda doação de coração do ano. Sem dúvidas, um importante avanço para o serviço na Paraíba. Esse resultado se deve especialmente à conscientização da população, a autorização familiar, e ainda ao fato da qualificação permanente da nossa equipe e do olhar diferenciado que o Governo do Estado tem com a saúde do povo paraibano”, ressalta a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.
Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…
Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…