A Paraíba o tempo todo  |

Cemitérios de JP seguem superlotados por causa da alta de mortes por Covid-19

Uma realidade preocupante em tempos de pandemia. As imagens chocantes vistas nacionalmente nos cemitérios de Manaus, se repetem na Paraíba. O elevado número de mortes em decorrência da Covid-19, tem superlotado os cemitérios de João Pessoa, e o risco de colapso é iminente. O número de enterro tem batido recorde a cada dia. Somente nos 22 primeiros dias de março foram realizados 202 sepultamentos, 34 a mais do que a soma dos meses de janeiro e fevereiro.

Os cemitérios públicos de João Pessoa estão com 100% de ocupação e a Prefeitura da capital aponta o colapso da rede caso os números continuem a subir.

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), só nos 22 primeiros dias de março, o número de sepultamento superou a soma dos meses de janeiro e fevereiro de 2021, quando foram 80 e 88 sepultamentos, respectivamente. Até o dia 12 de março, havia sido realizado 91 enterros de mortos pela doença neste mês, e essa semana, o número subiu para 202 enterros.

“A situação é complicada e é uma reação em cadeia. Há este aumento significativo de janeiro para cá e com mais mortes diárias, os hospitais não conseguem ficar com os corpos e acabam fazendo pressão nas funerárias, que, por sua vez, fazem pressão nos cemitérios públicos e nos privados”, diz o chefe de gabinete da Sedurb Eduardo Pedrosa.

Por conta da pandemia, quase 400 sepultamentos foram feitos nos seis cemitérios públicos de João Pessoa nos primeiros três meses do ano.

A Sedurb informou que está intensificando as exumações em túmulos rotativos. E, se houver saturação nos cemitérios públicos, existe um parceria com o setor privado, para atender a demanda da cidade.

Para conter as novas contaminações, a prefeitura de João Pessoa adotou medidas mais restritivas de prevenção e combate à doença.

Além disso a PMJP já acionou o plano de contingência para que as pessoas pobres que não encontrem vagas para enterrar seus parentes possam recorrer aos cemitérios privados.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe