Categorias: Saúde

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo encerra dia 31

PUBLICIDADE

 A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 31 de dezembro em virtude do não alcance da meta no Estado. Até então, a cobertura vacinal da Paraíba contra pólio é de 92,83% (243.232), já contra o sarampo é de 89,68% (209.459). Ambas superam o percentual nacional, que hoje totalizam 90,98% e 85,17% para pólio e sarampo, respectivamente. A meta a ser alcançada é de 95%.

 

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Edson Lira, 62 municípios paraibanos ainda se encontram abaixo da meta para pólio e 70 para sarampo. “A data final da campanha não será prorrogada. Diante disso e do pouco que falta para atingirmos a meta de 95%, o Estado está junto às gerências e municípios revendo estratégias para o alcance da meta”, disse ele.

 

Edson afirmou, ainda, que é preciso que haja a conscientização da população para a importância da vacinação. “É necessário que os municípios realizem busca ativa e que os responsáveis compareçam às unidades de saúde com suas crianças de seis meses a cinco anos, que ainda não tomaram a vacina, o mais breve possível”

 

A campanha foi lançada, inicialmente, no período de 8 a 28 de novembro, com a promoção de dois dias D: um no dia 8, em João Pessoa, e outro no dia 22, na cidade de Cajazeiras. A meta é vacinar contra a pólio, em todo Estado, 262.008 crianças com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Já contra o sarampo, a meta é vacinar 233.567 crianças de um a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

 

Oficialmente, as atividades da campanha serão encerradas no próximo dia 31 de dezembro e, diante disso, a SES-PB reforça aos municípios que alimentem o sistema com os números das doses que já foram aplicadas e ainda não foram inseridas, ao mesmo tempo em que o Núcleo Estadual de Imunização da SES se coloca à disposição dos municípios para esclarecer qualquer dúvida e dar o apoio técnico necessário.

 

Entre 2013 e 2014, foram registrados 596 casos de sarampo no País, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Quanto à poliomielite, desde 1990 que não são registrados casos em todo País. Por conta disso, em 1994 o Brasil recebeu da OPAS a certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem, juntamente com os demais países das Américas.

 

Poliomielite

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de cinco a 35 dias (em média de sete a 14 dias).

 

Sintomas – Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos. Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

 

Sarampo

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de aproximadamente 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. É uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

 

Sintomas – Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik). Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

 

SEcom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464