Categorias: Saúde

Campanha de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos vai até amanhã

PUBLICIDADE

A campanha de vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos acaba amanhã (17), em João Pessoa. A ação foi iniciada em março como parte de uma estratégia nacional de busca ativa, com o objetivo de localizar adolescentes que não receberam a vacina dentro da faixa etária recomendada.

Segundo a secretária de Saúde da PMJP, a dose única disponibilizada durante a campanha garante a proteção contra o Papilomavírus Humano e contribui para a redução dos casos de câncer relacionados ao vírus, como o de colo do útero e de pênis. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres brasileiras e a quarta causa de morte por câncer no país. A estimativa é de 17 mil novos casos por ano até 2025. Já o câncer de pênis, menos comum, apresenta alta agressividade: entre 2007 e 2022, foram registradas 7.790 amputações do órgão pelo SUS, uma média de 486 cirurgias ao ano.

A medida excepcional amplia temporariamente o público-alvo da vacinação, que normalmente é destinada a meninos e meninas de 9 a 14 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos adolescentes, também estão sendo vacinadas pessoas com papilomatose respiratória recorrente, usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e imunossuprimidos de 9 a 45 anos, todos com maior risco de complicações associadas ao HPV.

Na Paraíba, há uma estimativa de 126.044 jovens não vacinados entre 15 e 19 anos. Em João Pessoa, são 23.545 adolescentes nesta condição, sendo 4.101 meninas e 19.444 meninos. A adesão à vacinação cresceu nos últimos anos, com destaque para 2023, quando 13.691 jovens entre 9 e 14 anos foram vacinados, mas os números de 2024 (8.030) indicam uma redução na cobertura.

A vacinação está disponível em Unidades de Saúde da Família (USFs), Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização, além de locais como os shoppings Sul, Tambiá e o Home Center Ferreira Costa. Também é possível solicitar a vacinação domiciliar para pessoas acamadas, por meio do aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. A população pode procurar os pontos de vacinação das 7h às 21h, dependendo do local.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CG e JP registram ganhadores da quina da Mega-Sena; prêmio principal acumula em R$ 52 milhões

O concurso 2951 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (13), não teve acertadores das seis dezenas…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Roberto Carlos sofre acidente durante gravações do especial da TV Globo

O cantor Roberto Carlos sofreu um acidente na madrugada deste domingo (14), durante as gravações…

14 de dezembro de 2025

Homem é preso com veículo usado em roubos a farmácias em João Pessoa

Um homem foi preso no bairro Valentina Figueiredo, Zona Sul de João Pessoa, após ser…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Espingardas, munições e drogas são apreendidas pela PM durante ações em JP

Na noite desse sábado (13), policiais militares da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia…

14 de dezembro de 2025