A campanha para prevenção de queimaduras “Marcas que ficam para sempre” promovida pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi realizada no abrigo de idosos Vila Vicentina, no bairro da Torre. Na ocasião, foi realizada uma palestra e distribuído material educativo. Os participantes esclareceram dúvidas sobre os tipos de queimaduras e os métodos mais adequados para o cuidado dos ferimentos.
Antônio Severino Cruz, 75 anos, lembrou que foi vítima de queimadura na juventude e que até hoje tem marcas pelo corpo. “Trabalhava com caldeiras em uma fabrica de açúcar, certo dia, o açúcar que estava fervendo em uma delas caiu no meu corpo. Foi um momento horrível, fiquei 90 dias interno em um hospital, sentia muitas dores. Então sei o quanto a prevenção é importante, o acidente comigo aconteceu em um momento de descuido e até de imprudência. Digo aos jovens que tenham cuidado com as queimaduras, pois elas matam ou deixam marcas e feridas em nossa alma que nunca são cicatrizadas”, alertou.

Dicas – Em caso de queimaduras graves, não é recomendado passar nenhum tipo de produto caseiro. A vítima deve colocar a parte atingida em água corrente, envolver com pano limpo e úmido e chamar por socorro médico. O Hospital de Emergência e Trauma é o único capacitado a receber vítimas de queimaduras. Somente no ano passado, a UTQ atendeu mais de mil pessoas e a incidência maior dos acidentes é com crianças.
Secom-PB








