Cabedelo disponibiliza vacinas do Programa Nacional de Imunização diariamente em suas Unidades de Saúde

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio do Setor de Imunização e das Unidades de Saúde da Família (USF), tem disponibilizado à população cabedelense gratuitamente todas as vacinas constantes no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O PNI dispõe de vacinas para os públicos infantil, adolescente, adulto e idoso e, desde 2013, tem sofrido uma redução na procura dos imunizantes. Em consequência disso, há um maior risco para a população com relação às doenças que já haviam sido erradicadas e que estão voltando a ser diagnosticadas no Brasil, como por exemplo o sarampo e a poliomielite.

Com exceção da BCG – que é aplicada Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa às segundas e quintas-feiras, das 8h às 14h e às terças-feiras na USF João Roberto Borges –  e da Tríplice viral, que é feita com agendamento em todas as Unidades, todas as outras vacinas do PNI são aplicadas diariamente em todas as Unidades de Saúde da Família do município, de segunda a sexta-feira.

Para conscientizar a população quanto aos benefícios da imunização, o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a Secretaria de Estado da Saúde estão implantando em 25 municípios paraibanos, incluindo Cabedelo, o Projeto Piloto Estratégia para reversão da baixa cobertura vacinal, que se estenderá até 2025, com palestras nas USF’s e divulgações para que a população entenda os avanços alcançados com a implantação do PNI na saúde.

Além das campanhas informativas, os agentes comunitários de saúde, durante as visitas domiciliares, estão verificando a situação do cartão de vacina das crianças para encaminhar à USF aquelas que estiverem com o calendário em atraso.

Outro avanço significativo no município foi a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), no qual são implantados todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde, incluindo a vacinação, e em qualquer unidade ou município em que o usuário for atendido, se interligado ao sistema, terá acesso às informações do usuário, mesmo sem apresentar o cartão de vacina.

“Cabedelo dispõe de todas as vacinas para a população. A procura tem sofrido redução, mas o problema não tem sido falta de vacinas, precisamos que a população volte a ver a importância da vacinação na erradicação das doenças”, reforçou a Coordenadora da Imunização em Cabedelo, Missania Moreira.

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é aquele definido pelo PNI e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 19 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a terceira idade.

 

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Governo divulga datas para pagamento de janeiro dos servidores estaduais

O pagamento dos servidores estaduais terá início amanhã (29), quando recebem reformados, aposentados e pensionistas.…

27 de janeiro de 2026

Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira

O STF (Supremo Tribunal Federal) dá seguimento à tomada de depoimentos no âmbito da investigação que apura…

27 de janeiro de 2026

Homem de 65 anos é preso pela PRF em Cabedelo com motocicleta adulterada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nessa segunda-feira (26), um homem de 65 anos de…

27 de janeiro de 2026

Avante oficializa reorganização na Paraíba com Jhony Bezerra à frente do diretório estadual; posse ocorre na próxima quinta

O presidente da PB-Saúde, Jhony Bezerra, deve anunciar em breve a sua saída do PSB…

27 de janeiro de 2026

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026