A Paraíba o tempo todo  |

Blog especializado em políticas para pessoas da 3ª idade destaca projeto ‘Cidade Madura’ criado por RC

Um dos blogs mais conceituados quando o assunto é debates sobre politicas para as pessoas da terceira idade o Blog 50 e mais, destacou uma das politicas iniciadas na Paraíba através do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), trata-se do projeto (Cidade Madura) um dos primeiros construídos no país.

 

Segundo a matéria publicada um dos assuntos que mais chamam a atenção das pessoas que visitam o 50emais são os condomínios que vêm surgindo para quem já passou dos 50 anos. Existe muitos deles espalhados pelo Brasil. Os preços para se morar num lugar destes variam muito. Há desde aqueles com preços proibitivos, pois são caros demais para o bolso das pessoas comuns, até os projetados para gente com renda mais baixa. Encontrei este artigo no site hometeka.com.br sobre três condomínios, dois no estado de São Paulo e um na Paraíba, todos destinados a quem tem renda menor. Já falei dos três separadamente aqui no 50emais.

 

Ao longo da vida, temos diversas ambições, e uma delas é chegar à terceira idade vivendo com dignidade, saúde e bem-estar. Só que isso nem sempre é possível para muitos idosos, que por falta de oportunidades, apoio da família e/ou situação financeira, acabam morando em casas inseguras ou até mesmo indo parar em asilos em condições precárias.

 

Existem conjuntos residenciais exclusivos para idosos em todo o mundo, com estruturas fenomenais, atividades físicas e cuidadores à disposição 24 horas por dia para os senhores e senhoras. No entanto, viver nestes locais tem um custo elevadíssimo — alguns aqui no Brasil chegam a ter mensalidades de mais de R$ 10.000.

 

Mas, então, o que fazer para resolver essa situação e proporcionar qualidade de vida também aos idosos com menor poder aquisitivo? Foi pensando nisso que alguns governos e organizações brasileiras construíram condomínios acessíveis voltados para idosos em diferentes estados do país. Conheça alguns deles agora:

 

Para morar na Cidade Madura tem que ter mais de 60 anos e ganhar até cinco salários mínimos

 

Inaugurado em 2014 na cidade de João Pessoa, o programa Cidade Madura é uma iniciativa do governo da Paraíba destinada a idosos de baixa renda. Possui mais duas unidades — uma em Campina Grande e outra em Cajazeiras — e cada uma conta com 40 casas adaptadas de 54 m².

 

O condomínio oferece posto de saúde, academia ao ar livre, horta comunitária, pista de caminhada, centro de convivência com salão, salas de aula, de TV e de fisioterapia, copa, banheiros acessíveis e até um redário, e o investimento total do governo paraibano foi de R$12 milhões nas três unidades.

 

Quem pode viver no Cidade Madura? Idosos a partir dos 60 anos — preferencialmente quem vive há mais de dois anos na cidade — com renda de até cinco salários mínimos, que morem sozinhos ou apenas com os cônjuges e possuam autonomia para realizar atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas uma taxa de condomínio e podem viver lá o tempo que quiserem e precisarem.

 

Como as casas pertencem ao Estado, os moradores não podem modificá-las, alugá-las ou cedê-las por conta própria. Da mesma forma, quando um residente desiste da casa ou falece, não existe a possibilidade da casa ser passada como herança para alguém da família do idoso.

 

Veja a matéria completa no link: http://www.50emais.com.br/httpswww-hometeka-com-brf5acessibilidade-conheca-os-condominios-projetados-para-idosos-no-brasil/

 

 

 Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe