A Paraíba o tempo todo  |

Bebê cardiopata já está no Paraná para cirurgia

A recém nascida Maria Eduarda Silva Melo, de 1 mês e dez dias de vida, e portadora de cardiopatia congênita, desembarcou às 17h deste domingo, na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná. Ela foi transferida às 7h40 de domingo pelo Governo do Estado para o Hospital Angelina Caron, a fim de se submeter a tratamento cirúrgico para correção do problema.

A Secretaria de Estado da Saúde adotou todas as providências visando o deslocamento da criança, sem a necessidade da intervenção do Ministério Público e da própria justiça como vinha acontecendo nos últimos anos na Paraíba.

Conduziram Maria Eduarda da Maternidade Cândida Vargas até ao avião no Aeroclube de João Pessoa, a médica pediatra do Hospital Universitário, Karla Ferreti; a enfermeira do SAMU, Luciene Sarmento e as assistentes sociais Maria Aparecida Nunes, da Secretaria de Saúde do Estado e Terezinha Vilizier Pires, da Maternidade Cândida Vargas.

A criança, que nasceu no dia 5 de fevereiro, é o primeiro filho do casal Jacqueline e Hilton e estava internada na UTI Neonatal da Maternidade Cândida Vargas, na Capital, e a transferência ocorreu neste domingo, 15, às 6h, em uma ambulância do SAMU, com destino ao Aeroclube de João Pessoa. Uma aeronave, tipo UTI aérea, modelo Sêneca, da companhia Brasil Vida fez a remoção. Uma equipe médica do Hospital Angelina Caron, veio no avião e acompanha o bebê na viagem.

O secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, informou que a empresa foi contratada por R$ 46 mil, metade do valor contratado das outras vezes pela gestão anterior para o mesmo serviço.

“Estamos cumprindo uma obrigação do Estado. Estamos fazendo o que nos compete, pois está em jogo é a vida de uma criança. Não será mais preciso que as pessoas procurem esses órgãos à procura de um legítimo direito, que é a saúde”, ressaltou José Maria de França ao completar: “a partir de agora o governo fará sua parte”.

A criança se submeterá a cirurgia nesta segunda-feira, 16, e o Governo do Estado também providenciou ainda o deslocamento da mãe do bebê, Jacqueline Luis de Melo, 18 anos, que viajou no mesmo avião. Maria Eduarda é seu primeiro filho. O pai da menina é José Hilton Barbosa da Silva, 21 anos. Os pais são naturais de Gurinhém. O Governo do Estado também está disponibilizando ajuda de custo para hospedagem e manutenção de Jacqueline, no Paraná.

Maria Eduarda Silva Melo será submetida à cirurgia para correção de distúrbios no coração. A criança paraibana receberá assistência de saúde no hospital Angelina Caron, na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná. Todo tratamento será custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Angelina Caron é uma unidade de saúde que atua em vários níveis de complexidade assistencial, contando com 240 leitos hospitalares, com apoio tecnológico complexo, suportado por equipe multiprofissional diversa, tanto em nível ambulatorial como hospitalar.

Sua localização é no município de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, distanciado a 20 quilômetros da capital paranaense. Em função de sua complexidade e vinculação com o Sistema Público de Saúde, constitui-se hoje como um hospital de referência estadual e nacional em algumas especialidades médicas, dentre elas a cardiologia.

Fonte: Secom/PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe