Banco Vermelho será instalado no Centro de JP para conscientizar população sobre o feminicídio

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV) e Prefeitura de João Pessoa, inaugurará na próxima terça-feira (27), às 10h, mais uma ação de conscientização contra o feminicídio: a ocupação urbana “Banco Vermelho”, que será instalada na Praça da Família, no Parque Solon de Lucena. O Instituto, fundado em novembro de 2023, é uma organização brasileira sem fins lucrativos, suprapartidária e sem vínculos políticos, comprometida com a missão de lutar pelo feminicídio zero no Brasil.

A campanha internacional do Banco Vermelho teve início em 2016, na Itália, e foi trazida para o Brasil por duas pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que tiveram amigas assassinadas por seus companheiros em Recife (PE). A iniciativa propõe a instalação de bancos vermelhos em locais públicos de grande circulação de pessoas, como uma forma de lembrar diariamente a sociedade sobre a necessidade de ações concretas contra o feminicídio.

“A instalação do Banco Vermelho em locais estratégicos, como o Parque Solon de Lucena, visa impactar de maneira simbólica e visual a sociedade, tornando-se uma lembrança constante da necessidade de erradicar o feminicídio. Em parceria com o Governo da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto Banco Vermelho, firmamos o compromisso em caminhar rumo ao feminicídio zero no Brasil, unindo esforços com governos, instituições e a sociedade civil para promover a vida e garantir que nenhuma mulher seja morta por ser mulher”, disse a secretária da Mulher, Lídia Moura.

Agosto Lilás – A ocupação urbana “Banco Vermelho” foi incluída na campanha “Agosto Lilás”, que marca o mês de proteção à mulher. A iniciativa foi reforçada com a sanção da Lei 14.982 pelo presidente Lula, em 31 de julho deste ano, incluindo na campanha Agosto Lilás a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos com mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia sobre feminicídio — como o número de telefone da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Essa norma inclui o Projeto Banco Vermelho no âmbito da campanha Agosto Lilás, cujo objetivo é divulgar medidas de proteção à mulher e campanhas de combate à violência de gênero.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça afasta juiz da 1ª Vara Cível de João Pessoa por suspeita de vender decisões

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou o afastamento, por 180 dias, do juiz…

10 de dezembro de 2025

Justiça converte em preventiva a prisão de PM que confessou feminicídio às margens da PB-095

A Justiça converteu, nesta quarta-feira (10), em preventiva a prisão em flagrante do policial militar…

10 de dezembro de 2025

Presente de Natal? Câmara aprova projeto que reduz 13º salário de médicos em Cabedelo

A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou ontem, terça-feira (9), o projeto enviado pelo Executivo municipal…

10 de dezembro de 2025

Oportunidade: UEPB vai ofertar quase seis mil vagas pelo Sisu em 2026

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) confirmou que vai disponibilizar 5.918 vagas para ingresso em…

10 de dezembro de 2025

Você viu? MPF pede que Cássio devolva valores recebidos acima do teto enquanto senador

O Ministério Público Federal acionou o Supremo Tribunal Federa, semana passada, para que o ex-senador…

10 de dezembro de 2025

Seap-PB confirma feridos após tumulto em presídio de Patos e mobiliza forças especiais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta…

10 de dezembro de 2025