Categorias: Saúde

Banco de Leite Humano faz campanha para repor estoque em janeiro

PUBLICIDADE

O Banco de Leite Humano Doutor Virgílio Brasileiro costuma registrar redução na coleta de leite nos meses de janeiro. A queda no estoque começa ainda em dezembro, quando o BLH abastece os postos e maternidades para os períodos de feriado e festividades, e quanto também cai o número de doadoras por causa das festas. Em função disso, a Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando uma campanha para repor o estoque.

O BLH, que fica no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), está funcionando normalmente neste mês de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O banco também realiza a coleta domiciliar, nos casos em que as mulheres não podem se deslocar para fazer a doação no Isea.

Desde 2012, o mês de janeiro tem sido na média o período de menor arrecadação. Apesar da baixa no início do ano, nos demais meses a coleta tem sido satisfatória. De 2012 para 2017 a arrecadação subiu de mais de 800 litros por ano para mais de 1.500. Já são anualmente mais de 1 mil doadoras e mais de 1 mil bebês receptores. “Apesar do saldo positivo ao fim de cada ano comparando o leite coletado e o leite distribuído, no mês de janeiro temos um déficit e por isso é tão importante que as mulheres doem para que as crianças que nascerem nesse período e necessitarem do complemento não fiquem sem leite”, explicou a Coordenadora do BLH, Alane Tavares.

O banco também está realizando uma campanha de doação de potes. As pessoas podem doar potes de vidro resistentes de 150 a 500 ml. Dependendo da quantidade, o BLH faz a coleta dos vidros na residência das pessoas. “Nesta campanha estamos pegando de pote em pote de porta em porta para garantir que tenhamos como armazenar o leite doado para não desperdiçar uma só gota”, disse Alane.

O BLH do Isea foi premiado quatro vezes com o padrão ouro do Programa Íbero-Americana de credenciamento de Bancos de Leite Humano, do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O leite coletado na unidade abastece as UTIs neonatais do próprio Isea, da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, Clipsi, Clínica Santa Clara e Hospital Universitário Alcydes Carneiro. O local realiza atendimento em grupo e individual, visita domiciliar, além da análise da qualidade do leite. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas, mães que deram à luz há até 45 dias.

“Esse leite doado, além de suplementar a produção de mães que geram pouco leite para seus filhos, também serve para fortalecer os prematuros, que necessitam bastante do leite humano. Vale ressaltar ainda que o aleitamento materno é essencial para os seis primeiros meses de vida e deve ser ofertado até os dois anos, pelo menos, porque ajuda no desenvolvimento e previne algumas doenças”, finalizou Alane.

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026