Banco de Leite Humano do ISEA, em CG, faz campanha para arrecadar leite materno neste fim de ano

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), está realizando uma campanha para coletar leite materno e arrecadar potes de vidro para armazenamento do leite. O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) está baixo em função do período de final de ano e o objetivo é fortalecer o banco para enfrentar o desabastecimento natural verificado nas festas de Natal e Réveillon.

Em novembro, o BLH teve a menor coleta do ano e, pela primeira vez em 2022, a arrecadação foi menor que a demanda, com 127,1 litros arrecadados e 149 litros distribuídos. Foram 102 mães doadoras e 194 receptoras, o que ocasiona um constante déficit na oferta desse alimento, que é o único consumido pelos recém-nascidos e que ajuda a salvar a vida dos bebês prematuros.

O Banco de Leite Humano (BLH) do ISEA é o responsável por abastecer todas as maternidades da cidade, incluindo a Clipsi, FAP e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). O principal objetivo é a oferta desse leite para alimentar os recém-nascidos prematuros que estão internados em UTIs Neonatais.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o (83) 3310-6356 e, através dele, é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.

Potes de vidro

Para a sociedade em geral é possível fazer a doação de potes de vidro, para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.

Últimas notícias

Veneziano participa de evento católico em Campina Grande: “Um dia abençoado”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…

17 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho não descarta ocupar vice de Cícero Lucena e destaca força das oposições

O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Mocidade Alegre é campeã do Grupo Especial de São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…

17 de fevereiro de 2026

Casal é assassinado a tiros no Litoral Norte da Paraíba

A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada pela violência na cidade de Mamanguape, no Litoral…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026