Automedicação: Saúde de JP orienta sobre quais medicamentos não tomar em caso de suspeita de Dengue

PUBLICIDADE

Com o aumento de casos notificados de dengue e outras arboviroses em todo o Brasil, algumas pessoas com possíveis sintomas dessas doenças tomam medicamentos por conta própria, sem passar por uma consulta médica. Por isso que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a automedicação pode expor o paciente a uma situação arriscada, levando em consideração que podem estar ingerindo medicamentos contraindicados e que podem ocasionar prejuízos à saúde.

Segundo o médico Felipe Montenegro, diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cruz das Armas, os medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue são aspirinas e AAS (ácido acetilsalicílico), anti-inflamatórios não esteroides (ibuprofeno, nimesulida e naproxeno) e corticosteroides (prednisona e hidrocortisona). “São totalmente contraindicados no quadro de dengue e podem aumentar o risco de sangramento”, alertou.

Ainda de acordo com o médico, não há medicamentos específicos para os pacientes com dengue ou outras arboviroses. “As dúvidas mais frequentes que as pessoas ficam são o que tomar ou não tomar e quando tomar. Mas é importante explicar que, a dengue como um vírus, não tem uma medicação específica para resolução desse quadro. O que possuímos hoje são medicações que objetivam melhorias no quadro clínico”, explicou.

“Vale ressaltar que essas medicações devem ser receitadas por um profissional médico, em virtude de suas contraindicações, mediante o quadro clínico de cada paciente, conforme o que este paciente relata dentro do consultório médico”, destacou Felipe Montenegro.

O médico pontuou que pacientes com o mesmo diagnóstico pode ter sintomas diferentes e, por isso, a importância da avaliação médica para receitar os medicamentos mais adequados. Ele ainda chamou a atenção dos pacientes que, porventura, já fizeram uso de medicamento sem orientação médica prévia. “Para esse usuário, é muito importante suspender a medicação, se manter hidratado e observar se vai existir mais algum sintoma como a presença de um quadro de sangramento”, orientou.

“Mas ratifico a necessidade de procurar uma orientação médica para esses quadros de dengue para que não se exponham a uma piora do quadro clínico ou uma complicação hemorrágica em virtude de uma não orientação prévia”, concluiu.

Dengue – É uma doença infecciosa, causada por um vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A doença não tem tratamento específico e seus principais sintomas são febre alta e dores no corpo e, nos casos mais graves, dengue hemorrágica, pode levar ao óbito.

Em João Pessoa, este ano, já foram notificados 3.446 casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Levando em consideração apenas os casos de dengue, até o momento foram registradas 3.209 notificações.

Serviço – Em casos de sintomas de arboviroses, os pacientes devem se dirigir a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. Se os sintomas são mais agudos, podem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Municipal do Valentina (HMV), no caso de crianças.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024