Categorias: Saúde

Até o final deste ano, Paraíba realizará mais dois ‘Dias D’ de vacinação contra a covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar nos dias 22 e 29 de dezembro, mais dois ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é ampliar a oferta da vacina e oportunizar o acesso da vacinação à população a partir de 12 anos com a dose (D1) para os que ainda não foram vacinados e melhorar as coberturas de dose 2 (D2) e dose reforço. A mobilização ocorrerá nos 223 municípios e a adesão da população é muito importante para garantir mais segurança nas comemorações de fim de ano.

Para esta ação, a SES reforça que estará disponível em todo estado a dose de reforço para os indivíduos vacinados com imunizantes da Janssen, de acordo com os seguintes critérios: uma segunda aplicação com o mesmo imunizante no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses. Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante da Pfizer.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reforça que os municípios devem empreender todos os esforços para ampliar a cobertura vacinal contra covid-19. “É importante que os agentes comunitários de saúde busquem identificar as pessoas não vacinadas ou com doses em atraso e que a Unidades Básicas de Saúde atuem com horário estendido, horário alternativo ao funcionamento normal, ou ainda atuem em um local de grande movimento, como praças e feiras para facilitar o acesso da população aos imunizantes”, pontua.

Geraldo Medeiros lembra que a meta mínima a ser alcançada para a vacinação é de 90% do público com idade a partir de 18 anos. “Apenas 53 municípios paraibanos atingiram a meta. Isso significa que 170 localidades precisam se dedicar para garantir a imunidade de rebanho em todo estado”, finaliza, reforçando que esses dados são referentes à última atualização do Ministério da Saúde, em 9 de dezembro.

É importante reforçar que a vacina, juntamente com as medidas não farmacológicas já conhecidas, é o meio mais eficaz na prevenção da covid-19. A SES recomenda que municípios mantenham as salas de vacinação abertas, mesmo nos períodos festivos, para manter a oferta e acesso aos imunizantes.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026