Categorias: Saúde

Apenas 19% da população de João Pessoa tomou a vacina contra influenza e baixa procura preocupa

A baixa cobertura vacinal contra a influenza em João Pessoa tem preocupado autoridades de saúde. Apenas 19,5% da população da capital paraibana se imunizou até o momento, número significativamente inferior à média registrada na Paraíba (40,81%) e no Brasil (38,87%).

De acordo com reportagem da rádio CBN Paraíba, veiculada nesta quinta-feira (26), a situação é ainda mais alarmante diante dos quase 17 mil casos de síndromes gripais já registrados este ano em João Pessoa. Desses, mais de 200 evoluíram para quadros graves e 52 pessoas morreram em decorrência de complicações respiratórias.

O chefe de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgulino, atribui a baixa adesão a fatores como desinformação, fakenews e o avanço de movimentos antivacina.

“As fakenews e os movimentos antivacinas têm contribuído muito para a não adesão das pessoas à vacinação. Por isso, a gente tem tentado conscientizar as pessoas, principalmente com relação às capitais, onde existe o maior público para a vacinação. A gripe e as síndromes gripais estão ocorrendo e com essas baixas coberturas vacinais, a incidência está muito mais elevada, assim como o número de pessoas sendo hospitalizadas. É preciso que a população se conscientize e busque os pontos de vacinação para se vacinar”, alertou Virgulino.

Na capital paraibana, a vacina contra a gripe está disponível em mais 100 pontos espalhados pela cidade.

“Aqui na capital, a gente tem a vacina disponível em mais de 100 pontos de vacinas, nas unidades de saúde da família, nos postos mais próximo de casa, nas policlínicas municipais, no Centro Municipal de Imunização, que é o antigo Lactário da Torre. A gente também tem pontos extras, que ofertam a vacina da Influenza, a vacina da Covid e inúmeras outras vacinas. Então, a população pode estar buscando esses pontos e atualizando a sua caderneta de vacinação”, acrescentou Fernando.

Diante do cenário, que também se reflete nacionalmente, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 31 de julho. O objetivo é ampliar o acesso e estimular a imunização da população. O imunizante contra a influenza protege exatamente contra a influenza A e a influenza B, que são os tipos que estão circulação no país.

PB Agora

Últimas notícias

No dia em que Pedro oficializa apoio à sua pré-candidatura, Cícero celebra adesão e diz que CG é eixo estratégico do projeto

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou nesta sexta-feira (30), em entrevista à…

30 de janeiro de 2026

PM apreende mais de 300 porções de drogas em comunidade do Tambiá, em JP

A Polícia Militar da Paraíba apreendeu, na noite da quinta-feira (29), mais de 300 porções…

30 de janeiro de 2026

Procon-JP interdita bombas de gasolina em postos do Valentina por suspeita de adulteração

O Procon-JP interditou, de forma temporária, bombas de abastecimento de gasolina em dois postos de…

30 de janeiro de 2026

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Pombal por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

30 de janeiro de 2026

Confronto com a Polícia Militar termina com dois mortos no Sertão da Paraíba

Dois homens morreram após uma troca de tiros com a Polícia Militar na cidade de…

30 de janeiro de 2026

Avante: Presidente e prefeito destacam fortalecimento da sigla e união política em CG e Cabedelo em prol do projeto de Lucas

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé (MG) e o prefeito interino de…

30 de janeiro de 2026