A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou 113 dos 167 pedidos já realizados de importação para uso pessoal do canabidiol (CBD), substância encontrada na cannabis sativa, capaz de combater convulsões que podem levar à morte.
Dez solicitações, feitas por meio do pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil, aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 39 estão em análise pela área técnica. O prazo médio das liberações é de uma semana.
Logo após a entrada do pedido na Agência, ocorreram, ainda, quatro arquivamentos de processos por interesse da família ou caso de falecimento de paciente.
O pedido de excepcionalidade é necessário porque medicamentos sem registro no País não contam com dados de eficácia e segurança registrados na Anvisa. Neste caso, cabe ao profissional médico a responsabilidade pela indicação do produto, principalmente na definição da dose e formas de uso.
REDE SECRETA PRODUZ MACONHA MEDICINAL
Neste domingo, a Revista O Globo publicou matéria sobre uma rede secreta criada no Rio que decidiu produzir e distribuir gratuitamente derivados da erva para fins terapêuticos — independentemente de implicações com a Justiça e com a polícia, além da ausência de um controle de qualidade “oficial’’ sobre o produto final.
O Globo
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Na noite dessa terça-feira (09), moradores do Brejo da Paraíba foram surpreendidos por uma intensa…
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 2949 da Mega-Sena, realizado nessa terça-feira (09).…
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu,…
O vereador Guga PET (PP) recebeu alta médica nessa terça-feira (09), após passar mal durante…
O empresário Sérgio Leandro de Almeida Borba, de 47 anos, foi encontrado morto na tarde…
Na noite dessa terça-feira (09), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta se pronunciou…