Categorias: Saúde

Antibiótico reduz mortalidade de crianças desnutridas

PUBLICIDADE

 O antibiótico associado a uma alimentação terapêutica pode recuperar crianças com desnutrição severa aguda, reduzindo as taxas de mortalidade, afirma um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos.

A descoberta foi publicada no periódico “New England Journal of Medicine”, na última semana.

De acordo com o artigo, a desnutrição infantil pode ser tratada também com medicamentos, além da alimentação. Isso porque parte das crianças apresenta alterações na flora intestinal, em especial aquelas que desenvolveram uma doença chamada de “kwashiorkor”, decorrente da falta de nutrientes.

“Os resultados são notáveis. Baseado em pesquisas anteriores, nós não acreditávamos que o antibiótico traria muitos benefícios, mas foi isso que ocorreu, o que é muito significativo”, afirmou o cientista Indi Trehan, principal autor da pesquisa.

O estudo envolveu aproximadamente 2,8 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade diagnosticadas com desnutrição aguda, em Maláui, na África subsaariana. Cada uma delas recebeu uma média de 30 dias de alimentação terapêutica e um placebo ou um antibiótico oral (amoxicilina ou cefdinir) por sete dias.

Os resultados indicam que 88,3% das crianças envolvidas no estudo se recuperaram da desnutrição severa.

O destino da maior parte das crianças que não apresentaram recuperação foi a morte, sendo que a taxa de mortalidade foi consideravelmente mais elevada entre aquelas que receberam placebo (7,4%) do que o grupo que recebeu antibióticos administrados – 4,8% para amoxicilina e 4,1% para o cefdinir.
Os cientistas registraram uma queda de 44% na mortalidade com o uso de cefdinir e uma redução de 36% com amoxicilina, em comparação com o placebo. De acordo com a pesquisa, não foram observados quaisquer efeitos colaterais graves provocados pelos antibióticos.

No início do ano passado, Indi Trehan e Mark Manary, outro autor do estudo, apresentaram suas conclusões à Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece as diretrizes internacionais para o tratamento de desnutrição e outras doenças.

“O tratamento não envolve procedimentos médicos complicados para acabar com o maior assassino de crianças no mundo, algo que mata mais crianças do que a malária, a Aids e a tuberculose”, disse Manary. “As implicações práticas são enormes.”

Pasta de amendoim

Há pouco mais de dez anos, Mark Manary contribuiu com a introdução de uma simples, mas revolucionária, alimentação terapêutica à base pasta de amendoim, leite em pó, óleo e açúcar para combater a desnutrição severa, condição que contribui para a morte de 1 milhão de crianças a cada ano.

A comida terapêutica provou que pode salvar vidas, com uma taxa de recuperação de 85% a 90%, tornando-se um alimento essencial para tratar crianças denutridas em todo o mundo.

Apesar dos resultados significativos, de 10% a 15% das crianças não conseguem se recuperar e acabam morrendo. Foram essas mortes que levaram os pesquisadores a adicionar antibiótico ao tratamento.

De acordo com Manary, uma alimentação reforçada não é suficiente para recuperar crianças desnutridas. “A fome torna o corpo muito vulnerável e suscetível a infecções. Apenas fornecer alimentos para que as crianças tenham nutrientes suficientes não funciona”, afirmou.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

Carro-forte capota e quatro seguranças ficam feridos no Litoral Sul da Paraíba; veículo transportava 30 malotes de dinheiro

Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…

20 de dezembro de 2025

Em nota, família do vereador Edmilson Soares revela que estado de saúde do parlamentar é ‘grave e irreversível’

O deputado estadual Tanilson Soares, filho do vereador Edmilson Soares, de João Pessoa, usou seu…

20 de dezembro de 2025

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Cícero Lucena recebe título de Cidadão de Manaíra e celebra 64 anos do Município

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025