Categorias: Saúde

ANS suspende 111 planos de saúde

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde anunciaram nesta terça-feira (18) que vão suspender a venda de 111 planos de saúde, de 47 operadoras, como punição para descumprimento de prazos e por negativas indevidas de coberturas assistenciais contratadas pelo cliente. A medida será válida por três meses a partir da próxima sexta-feira (21).

Das 47 operadoras que tiveram os planos suspensos, 31 já haviam recebido essa mesma punição no ciclo de monitoramento anterior. Dos 111 planos que não poderão ser vendidos, 83 estão suspensos a partir deste ciclo, que é o oitavo. Os demais permanecem com a comercialização proibida desde o ciclo anterior, por não terem alcançado a melhoria necessária para serem reativados. Do ciclo anterior, dos 150 planos punidos, 122 voltaram a ser comercializados.

Os planos suspensos atendem a 1,8 milhão de beneficiários, que não serão afetados pela punição. De acordo com o ministro da Saúde, Arhur Chioro, além da suspensão da venda de planos, a ANS tem outras formas de interferir para a melhoria dos serviços de saúde, como a implantação de direções fiscais e técnicas para ajudar a resolver os problemas.

O monitoramento para este ciclo foi feito entre 19 de agosto e 18 de dezembro de 2013. Neste período a ANS recebeu 17.599 reclamações sobre 523 planos de saúde – alta de 16% no número de reclamações em comparação ao período anterior. Este é o maior número de reclamações desde que o programa de monitoramento foi implantado, em dezembro de 2011.

 

 

Jornal do Commércio

Últimas notícias

Fortes chuvas exigem atenção redobrada de motoristas e pedestres em Campina e João Pessoa

Fortes chuvas durante a madrugada desta terça-feira (28) vêm provocando transtornos e pontos de alagamento…

28 de abril de 2026

Operação da PC mira esquema de ‘rachadinha’ com buscas na Câmara de Bayeux

A Polícia Civil da Paraíba, com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o…

28 de abril de 2026

Nabor Wanderely destaca união com Lucas Ribeiro e João Azevêdo e faz previsão: “Vamos eleger a chapa toda”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa da Frente a Frente da TV…

28 de abril de 2026

Efraim Filho prevê que disputa por apoio de Lula na Paraíba fortalece a direita nas eleições deste ano: “Vai dar confusão”

O senador e pré-candidato ao governo da Paraíba, Efraim Filho (PL) avaliou, nessa segunda-feira (27),…

28 de abril de 2026

Comerciante é preso na PB por receptação; parte de carga furtada avaliada em R$ 28 mil é recuperada

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina…

28 de abril de 2026

Homem condenado por estupro de vulnerável praticado em CG é preso no Rio de Janeiro

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa…

28 de abril de 2026