Por pbagora.com.br

A Assembléia Legislativa vai realizar uma série de audiências públicas em vários municípios para debater a crise que ameaça a sobrevivência da maioria dos hospitais públicos paraibanos. O anunciou foi feito na tribuna da Casa, nesta quarta-feira (22/04), pelo deputado estadual Manoel Ludgério (PDT), líder da bancada oposicionista, encaminhando requerimento do deputado Dunga Júnior (PTB), presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo Estadual.

A ideia, conforme o deputado é discutir com as autoridades municipais os problemas que os hospitais públicos estão enfrentando, nas últimas semanas, principalmente depois que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, reduziu pela metade – em alguns casos até mais que isto – o teto financeiro das unidades de saúde.

Este tema foi levantado, semana passada, na Assembléia Legislativa, pelo deputado estadual José Aldemir (DEM), que, naquela oportunidade, cobrava explicações do secretário José Maria de França, pela decisão tomada, segundo ele, “sem, previamente, estabelecer critérios para que isto tenha acontecido”.

Ludgério lembrou que a redução do teto financeiro dos hospitais públicos atinge diretamente a população, principalmente as pessoas carentes “que não têm a quem recorrer, a não ser às instituições públicas de saúde”.

Os deputados da oposição não aceitam como desculpa o processo de transição de governo, uma vez que esses tetos foram estabelecidos durante a gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e eram acrescidos de recursos oriundos do Fundo Estadual de Pobreza.

ALPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Cerca de 34 mil doses da vacina de Oxford devem chegar à PB neste domingo

As primeiras doses  da vacina da Oxford/Astrazeneca, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), devem chegar em território paraibano às 15h deste domingo (24), em um voo da…

Paraíba registra 1.134 novos casos de Covid-19 nesse sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, neste sábado (23), 1.134 casos da Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 62 (5,5%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.072 (94,5%)…