Categorias: Saúde

Alhandra recebe ações contra Aedes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde Municipal, realizou mais um dia de ações de combate ao Aedes aegypti no município de Alhandra. Durante toda a manhã desta sexta-feira (15), duplas formadas por Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e bombeiros visitaram casa a casa, com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A dona de casa Sebastiana Trajano recebeu a dupla e comentou sobre a importância da ação para a população do município. “A gente tem visto tantos casos em todo o país, por isso acho muito importante, antes de qualquer coisa, a prevenção, cada um cuidar de sua casa, sua rua, para evitar esse mosquito”, disse.

A moradora Geane Barbosa acompanhou toda a visita, conversando e tirando dúvidas com os profissionais. Segundo ela, os moradores estão unidos no combate ao Aedes. “Esse tipo de ação é muito interessante, pois recebemos informações de como prevenir focos do mosquito. Aqui a gente não deixa acúmulos de água parada, e todo mundo está unido. Quando encontramos algum possível foco na casa de um vizinho, nós avisamos e acabamos o foco”, explicou Geane.

O sargento Samuel, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a receptividade dos moradores locais, e comentou que eles parecem bem orientados com relação ao combate ao Aedes aegypti. “A receptividade dos moradores do município de Alhandra tem sido excelente. Eles estão realmente cuidando dos seus ambientes e interessados em acabar de vez com o mosquito. É importante lembrar que nesses dias de tempo chuvoso é bem mais complicado, a atenção e cuidado devem ser redobrados”, explicou o sargento.

A mesma operação com os bombeiros vem ocorrendo em Campina Grande desde o último dia 12. No município do Conde, assim como em Alhandra, as ações começaram nos últimos dias 7 e 8, voltando a ocorrer nesta quinta (14) e sexta-feira (15). Na região de Monteiro, desde a semana passada, técnicos da Vigilância Ambiental da SES fazem o trabalho nos locais de difícil acesso, com o fumacê costal, junto com os ACEs.

Já o Exército Brasileiro vem dando apoio nas atividades que acontecem de forma simultânea em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, desde o último dia 5, também em parceria com os ACEs. “Estamos realizando essas atividades de combate ao Aedes aegypti com o objetivo de auxiliar os municípios nas ações de combate ao mosquito, trabalhando em conjunto com as secretarias municipais de saúde nas visitas aos imóveis, buscando possíveis focos de proliferação do mosquito. Estamos todos unidos nessa verdadeira guerra contra o mosquito e aqui na Paraíba não daremos trégua a ele”, concluiu a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

 

 

Secom

Últimas notícias

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026

Varejo da Paraíba registra 3ª maior taxa do País em 2025, revela IBGE

Com a 3ª maior taxa de crescimento do País em 2025, o desempenho do setor…

14 de fevereiro de 2026

Sabadinho Bom anima foliões ao som da Orquestra de Frevo Porta do Sol

Em pleno Carnaval, João Pessoa (PB) vive mais uma edição do tradicional Sabadinho Bom, neste sábado…

14 de fevereiro de 2026

Sine-PB oferta mais de 460 vagas de emprego a partir da quarta-feira de Cinzas

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) voltará ao atendimento normal nesta quarta-feira de…

14 de fevereiro de 2026

João Azevêdo entrega Binário de Jacumã, Centro de Atendimento ao Turista e recebe Título de Cidadania Condense

O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta sexta-feira (13), o Binário de Jacumã, localizado…

14 de fevereiro de 2026

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 62 milhões neste sábado (14)

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2972 da Mega-Sena, sorteado na noite da…

14 de fevereiro de 2026