Categorias: Saúde

Acusados de fornecer carne imprópria para consumo no Trauma/CG são condenados

PUBLICIDADE

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em harmonia com o parecer ministerial, manteve decisão do Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande, que condenou dois homens pelo crime de estelionato (artigo 171, c/c 14, II do Código Penal) pelo fornecimento de carne de qualidade inferior ao especificado em licitação ao Hospital Regional de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande. A Apelação Criminal de nº 0001718-15.2017.815.0011 teve relatoria do desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

De acordo com os autos, Ewerton Oliveira de Souza e Azuilo Santana de Araújo foram acusados de fornecer, por várias vezes, carnes sem qualidade, excessivamente gordurosas, sem identificação do produto ou data de validade e impróprias para o consumo de funcionários e pacientes do hospital, além de não estarem identificadas com o selo do Ministério da Agricultura. O primeiro acusado havia vencido o certame licitatório para prover o local com carne, passando a comprar o produto em empresa pertencente ao segundo denunciado.

Ao serem advertidos pelo setor jurídico do hospital para cumprir as exigências licitatórias, nada fizeram. Ao término da instrução processual, adveio a sentença, que condenou os dois acusados por estelionato mediante fraude na entrega de coisa. A Ewerton Oliveira, foi fixada a pena de um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão, em regime aberto, além do pagamento de 14 dias-multa. O réu já era reincidente. Por sua vez, o denunciado Azuilo Santana foi condenado a uma pena de um ano e dois meses de reclusão, além de 11 dias-multa, reprimenda que foi substituída por duas restritivas de direitos.

Diante da insatisfação da sentença, ambos os réus interpelaram recurso arguindo a falta de provas suficientes para justificar a condenação e requerendo absolvição. O réu Ewerton Oliveira ainda pediu, subsidiariamente, a anulação da sentença para que o juiz a quo se pronunciasse acerca da possibilidade de substituição da pena.

Os pedidos foram analisados em conjunto pelo relator. Em relação ao primeiro denunciado, o desembargador afirmou que a mera entrega dos insumos com qualidade inferior é suficiente para configurar a conduta prevista na norma. “Na condição de proprietário da empresa vencedora do certame destinado ao fornecimento de carnes ao Hospital de Trauma de Campina Grande, tinha a obrigação legal de fornecer os produtos observando as características exigidas no edital”, enfatizou. No tocante à substituição da pena, entendeu ser impossível por ser o réu reincidente.

Já no apelo do segundo acusado, o relator observou que, ao identificar-se como representante da empresa obrigada a fornecer os insumos, também possui a responsabilidade de verificar a qualidade do produto. “Não há, portanto, como admitir a alegação de insuficiência de provas da prática delitiva suscitada pelos apelantes”, concluiu Joás de Brito, desprovendo os apelos.

Desta decisão cabe recurso.

p

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PSB-PB lamenta morte de Edmilson Soares e diz que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento de JP e PB

O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) emitiu, na tarde deste domingo (21), nota…

21 de dezembro de 2025

Cena do filme O Agente Secreto resgata lembranças da lenda urbana recifense da Perna Cabeluda

Imagine uma perna cabeluda atacando as pessoas com chutes e rasteiras. O medo seria grande.…

21 de dezembro de 2025

Campina Grande inicia semana com mais de 670 oportunidades de emprego; confira vagas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência…

21 de dezembro de 2025

Ano novo, emprego novo: Paraíba tem mais de 500 vagas de emprego em várias cidades no final do ano

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (22), ofertará 512 vagas de emprego…

21 de dezembro de 2025

Polícia prende em flagrante homem suspeito de arrastar esposa pelo pescoço em restaurante no Vale do Piancó

Na madrugada deste domingo (21), a polícia prendeu em flagrante um homem suspeito de agredir…

21 de dezembro de 2025

Suplente, Zezinho do Botafogo deve retornar à Câmara de João Pessoa após vaga deixada por Edmilson Soares

Ex-vereador de João Pessoa e atual suplente, Zezinho do Botafogo deve retornar ao Legislativo da…

21 de dezembro de 2025