No Brasil, o verão é a estação que marca o início do ano, trazendo calor e maior umidade. O clima, no entanto, também favorece o aumento da proliferação dos animais peçonhentos e dos insetos. Os riscos desse fenômeno são perceptíveis. Em meses com tempo mais chuvoso, os animais podem procurar abrigo nas residências mais próximas. Para falar sobre esse tema e dar dicas de prevenção de acidentes com esses animais foi procurado o coordenador adjunto do Ceatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) e farmacêutico, Luiz Carlos Costa e o médico veterinário, Marcelo Paiva.
Segundo os especialistas, em um país tropical como o Brasil, a atenção tem que ser redobrada quanto ao aumento no número de tais animais. “Os demais casos de animais peçonhentos, ou seja, com plantas tóxicas, produtos químicos industriais, domissanitários, agrotóxicos agrícolas e domésticos, além de medicamentos, o paciente deve procurar hospitais de urgência e emergência”, comentou Luiz Carlos, destacando que no ano passado, foram registrados, em João Pessoa, 2.421 casos de picadas de escorpião, 119 de serpente e 64 de aranha.
O coordenador do Ceatox destaca também que caso haja um acidente com uma pessoa os familiares devem levar o paciente o mais rápido possível para o hospital e ligar para o Ceatox para as orientações, de preferência.
O médico veterinário Marcelo Paiva, explica as influências decorrentes da mudança climática. “Entre as causas, podemos citar a maior atividade deles durante períodos mais quentes, o período reprodutivo de algumas espécies e também as chuvas, alagamentos e queimadas, que podem provocar desalojamento desses animais e a entrada deles em residências na procura de novo alojamento”.
Os animais que mais aparecem em ambientes urbanos, segundo Marcelo, são baratas, ratos e, entre os peçonhentos, o escorpião. Segundo Marcelo, eles se adaptam à convivência com o ser humano e, para evitar as consequências negativas disso, é recomendado que as famílias se conscientizem para não oferecer aos animais os “quatro A’s”, que significam “Abrigo, Acesso, Alimento e Água”, que são grandes atrativos destes animais.
Dicas de como evitar acidentes?
Da Redação
Num país estagnado em diversas áreas, sobretudo na economia, o povo geme e chora. Quando…
O Corinthians é bicampeão da Supercopa do Brasil. Na tarde deste domingo, 1º, o Timão…
O ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga, integra a folha de pagamentos…
A Pedra do Ingá, também conhecida como Itacoatiara, é um dos mais intrigantes monumentos arqueológicos do Brasil. O…
O ex-aliado político e liderança em Bayeux, Fofinho de Bayeux, esposo da ex-prefeita Luciene de…
O cenário político de Bayeux ganhou novos contornos neste domingo (1º) após o ex-prefeito do…