A Paraíba o tempo todo  |

Wilson solicita recursos para o Napoleão Laureano

O senador Wilson Santiago, do PMDB da Paraíba, esteve em audiência, no final da tarde desta sexta-feira (07), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. No encontro foi solicitado a liberação de uma verba no valor de R$3.145.000,00, para a compra de um Tomógrafo de Corpo Inteiro (PET-CT) destinado ao Hospital do Câncer Napoleão Laureano. O PET/CT é um equipamento que une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT), sobrepondo as imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas (CT), produzindo assim um terceiro tipo de imagem.

Os exames PET (Tomografia por emissão de pósitrons) e CT (Tomografia computadorizada) são ferramentas padrões de imagens que médicos utilizam para identificar estados de doenças no corpo. Um exame PET demonstra a função biológica do corpo antes que mudanças anatômicas ocorram, enquanto que o exame CT fornece informações sobre a anatomia do corpo como tamanho, formato e localização. Pela combinação destas duas tecnologias de exames, um exame PET-CT permite que médicos diagnostiquem e identifiquem com mais precisão o câncer, doenças do coração e desordens do cérebro.

Wilson Santiago ressaltou durante a audiência com o ministro Padilha que o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, mantido pela Fundação Laureano, é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área de saúde, registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, e habilitado junto ao Sistema Único de Saúde como hospital filantrópico, especializado no diagnóstico e tratamento do câncer, sendo a única entidade do Estado da Paraíba classificada pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

Em documento entregue ao ministro da Saúde, assinado pelos diretores da Napoleão Laureano, médicos João Batista Simões e Antônio Carneiro Arnaud, fica explicado que “em decorrência do trabalho desenvolvido no âmbito do importante Programa de Saúde da Família-PSF. O diagnóstico de novos casos de câncer tem aumentado a cada ano”. E exemplifica: “em 2010 houve um acréscimo de 2,68% em relação ao ano de 2009, totalizando 1.575 casos, além de terem sido registradas 58.787 pessoas em busca de consulta, realizadas 6.459 cirurgias e 5.215 internações”. Ainda com relação aos números, o documento revela que “quanto aos procedimentos de alto custo foram registrados 24.621 ciclos de quimioterapia e 95.423 sessões de radioterapia”.

Para concluir, o documento estima que “a utilização do equipamento Tomógrafo de Corpo Inteiro (PET-CT) na captura de imagem e diagnóstico oncológico, cardíaco e neurológico proporcionará relevante incremento na qualidade do atendimento que o Hospital Napoleão Laureano presta aos pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS, que representam cerca de 95% de toda a sua clientela”.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe