O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento político para que o Republicanos permaneça no comando da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nos próximos dois biênios. Segundo o parlamentar, o acordo envolve os principais partidos da base governista e o grupo que deve disputar o Governo do Estado em 2026.
Santiago explicou durante entrevista à rádio Correio 98 FM, que a construção passa por etapas e depende diretamente do resultado das urnas.
“O que existe é o entendimento entre os partidos políticos da base do governo, ou seja, entre o governador, o candidato a governador e os maiores partidos da aliança, de continuar com o Republicanos os dois futuros biênios da Assembleia Legislativa. Todos nós sabemos que isso tem fases a serem cumpridas”, afirmou.
Ele também reforçou que apesar do alinhamento, o diálogo com outras legendas será indispensável durante o processo. “Primeiro tem que passar a eleição. Os deputados que irão disputar têm que serem eleitos ou reeleitos. Sendo eleitos e reeleitos, retoma essa discussão no futuro próximo. Agora, nós temos que saber e sermos conscientes, que temos que conversar também com todos os demais partidos”, esclareceu.
Santiago ainda destacou que, embora já exista alinhamento entre os maiores partidos da aliança, a decisão final será construída com toda a futura composição da Casa.
“Esse é um alinhamento político dos maiores partidos, portanto, da maioria, mas não é uma decisão da Assembleia inteira. A decisão será consultada, conversada e negociada com todos os demais partidos e com todos os integrantes da Assembleia Legislativa que serão eleitos agora em 2026”, completou.
Para o parlamentar, o entendimento antecipado mostra maturidade política, mas não substitui o processo democrático interno da ALPB, que só será definido após a nova bancada assumir seus mandatos.
PB Agora








