A demissão do professor Abraão Alves de Carvalho, da direção do Colégio Liceu Paraibano, foi repercutir, nesta terça-feira (14), em Brasília, por pronunciamento proferido pelo deputado federal Wilson Filho (PMDB), da tribuna da Casa. O parlamentar colocou-se à disposição dos estudantes do educandário, que lutam pelo retorno do professor à direção do mesmo.
Ele disse, de início, que a população pessoense reagiu, estarrecida e alarmada, à ‘decisão subrreptícia’ do governador Ricardo Coutinho (PSB) de exonerar o professor Abraão, reeleito em dezembro de 2010, deixando estudantes, pais de alunos e servidores do ‘velho’ Liceu em estado de pânico e incerteza.
Na opinião do jovem parlamentar paraibano, a luta tem a ver com a democracia conquistada por estudantes, professores e pais de alunos, valendo dizer, por toda a comunidade escolar, que lhes deu o direito de eleger os dirigentes de cada escola.
Wilson Filho, portanto, advoga o imediato retorno de Abraão Alves de Carvalho à direção do Liceu, e argumenta que esse procedimento só depende da sensibilidade e do respeito histórico do governador Ricardo Coutinho aos que fazem a educação pública estadual, cuja principal referência recai, exatamente, sobre àquela antiga instituição de ensino, que foi criada pelo já distante governo Argemiro de Figueiredo.
Por fim, lembrou o deputado Wilson Filho que, há duas semanas, o governador da Paraíba também demitiu diretores e vices-diretores da Escola Estadual do Ensino Fundamental Olivina Olívia, na Capital, deixando o referido educandário – da mesma forma como procedeu em relação ao Liceu – sob o regime de interventoria. “Tudo isso depõe contra os postulados básicos da democracia”, lamentou o parlamentar paraibano.
Ascom








