Categorias: Política

Wilson Filho lança Cartilha para orientar população sobre atribuições dos vereadores

PUBLICIDADE

Com o objetivo de garantir à população informações para melhor escolher seus representantes nas eleições deste ano, o deputado estadual Wilson Filho (PTB) lançou na última quarta-feira (28) a ‘Cartilha de Orientação: Tudo o que Você Precisa Saber para Escolher seu Vereador’. O guia fica disponível à toda população faltando 18 dias para o pleito.

“Uma Cartilha muito bem fundamentada, atualizada e completa, de fácil leitura, que fornecerá todas as ferramentas necessárias para que os eleitores façam as melhores escolhas para os seus municípios. Tenho a convicção que um dos papéis do agente público é orientar e ajudar a população, de maneira didática, a ter conhecimento do funcionamento do Estado como um todo. Informação é poder. Um cidadão bem informado vota de maneira consciente e cobra do seu representante, o que fortalece a democracia e a sociedade de maneira geral”, explicou Wilson.

CARTILHA_VEREADOR_2020

Nela, as atribuições do vereador são didaticamente explicadas, bem como suas competências e participações em votações de extrema importância para o funcionamento dos municípios, a exemplo do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano subsequente à sua aprovação. São as peças que irão reger como será aplicado o orçamento da prefeitura para obras e ações para servir a população.

Porém, muito além disso, a Cartilha explica o funcionamento das Câmaras Municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e apresenta ferramentas que podem ser acessadas por qualquer cidadão para fiscalizar e consultar o histórico processual daqueles que se propõem a ser seus representantes, introduzindo as ferramentas de consulta processual do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A Cartilha trata ainda de um tema bastante atual: as Fake News. Além de explicar o conceito, ela apresenta ferramentas que permitem ao cidadão checar notícias e evitar cair na armadilha de pessoas mal intencionadas que usam deste artifício para manchar injustamente a imagem de pessoas, entidades e prejudicar o processo democrático.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Cinquenta e sete postos de combustíveis de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Polícia Militar frustra criminosos, apreende armas de fogo e recupera veículos na grande JP

A Polícia Militar frustrou uma ação de criminosos que vinham cometendo assaltos no litoral norte…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024