Categorias: Política

Volta da UDN após 54 anos: família Bolsonaro quer ressuscitar partido que mandou no País; na PB, seria a volta do estilo Argemiro

PUBLICIDADE

ESPECIAL – O presidente Jair Bolsonaro e os filhos – Carlos (vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Flávio (deputado estadual pelo Rio de Janeiro) e Eduardo (senador por São Paulo) – planejam deixar o PSL, partido pelo qual foram eleitos em 2018, para ingressar em um partido que está de volta ao cenário político brasileiro depois de 54 anos de sua extinção: a UDN (União Democrática Nacional). A UDN foi um partido político surgido no Brasil no ano de 1945, depois da queda do ditador Getúlio Vargas, ditador que governou o Brasil por 15 anos seguidos, entre 1930 e 1945, na denominada Era Vargas.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a UDN foi fundada no dia 7 de abril de 1945 como uma “associação de partidos estaduais e correntes de opinião” contra a ditadura do Estado Novo, comandada pelo próprio Getúlio Vargas. O partido teve como principal característica a oposição Vargas e ao getulismo. “Embora tenha surgido como uma frente, a UDN organizou-se em partido político nacional, participando de todas as eleições, majoritárias e proporcionais, até 1965”, afirma texto publicado no site da FGV.

 A UDN teve como maior adversário o PSD (Partido Social Democrático), que tinha maioria absoluta no Congresso Nacional e se opunha ao presidente que sucedeu Getúlio, o norte-riograndense João Fernandes Campos Café Filho. 

 Os dois partidos reuniam o que hoje seriam a direita  e a esquerda (os chamados progressistas). A UDN abrigava os aliados do governo, adversários de Vargas (burguesia e classe média). O PSD reunia a oposição ao governo que sucedeu Vargas, as lideranças  progressistas. A queda de braço entre UDN e PSD se consolidou no plano nacional e se espalhou pelos Estados, mesmo existindo outros partidos, a exemplo do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PSB (Partido Socialista Brasileiro), PCB (Partido Comunista Brasileiro), PL (Partido Liberal), PSC (Partido Social Progressista), PR (Partido Republicano); PDC (Partido Democrata Cristão) entre outros.

O PDC levou Jânio Quadros ao Palácio do Planalto em 1960. Também havia o PRP (Partido da Representação Popular), além do PCB (Partido Comunista Brasileiro), legalizado em 1945 sob o comando de Luís Carlos Prestes, que chegou a ser eleito senador, inclusive disputou pela Paraíba. Mas em maio de 1947, o PCB, extinto permaneceu na clandestinidade .

Na Câmara dos Deputados, segundo a FGV, a UDN manteve o segundo lugar até 1962, quando perdeu para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). “Elegeu governadores, especialmente no Nordeste, e integrou vários ministérios no governo Vargas”, frisa o texto. Mas a UDN perdeu três eleições presidenciais consecutivas (1945, 1950 e 1955) e apoiou a candidatura vitoriosa de Jânio Quadros em 1960. Também apoiou a deposição do presidente João Goulart e o golpe militar de 1964.

Diz o texto da FGV que contradições e cisões acompanharam a trajetória da UDN na política nacional. “Coexistiram na UDN teses liberais e autoritárias, progressistas e conservadoras. O partido que vota a favor do monopólio estatal do petróleo (1953) e contra a cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas (1947) é o mesmo que se opõe à intervenção do Estado na economia, denuncia a infiltração comunista na vida pública e contesta os resultados quando perde as eleições. O partido ficou marcado pela vinculação com os militares e as aspirações das camadas médias urbanas”, sustenta documento da FGV.

Na Paraíba, o maior expoente da UDN chamava-se Argemiro de Figueiredo. O Adversário dele era José Américo de Almeida, do PSD, que perdeu o controle da legenda e criou o PL. Argemiro foi governador da Paraíba entre 1935 e 1940 do século XX. Foi eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa da Paraíba pelo Partido Progressista da Paraíba (PPP), com o respaldo dos grupos econômicos mais poderosos do Estado. No ano de 1937, com o golpe do Estado Novo, Getúlio Vargas se consolidou na Presidência e o manteve no cargo como interventor até 1940.

Em 1947, Argemiro foi deputado federal constituinte, eleito em 1945 pela UDN. Ele saiu das urnas em 1945 com 13.989 votos. Foi o mais votado da Paraíba. Foram 10,11% dos votos do Estado, segundo o TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba). Somente em Campina Grande ele obteve 6.020, o equivalente a 40,34% dos votos do município. Argemiro se considerava dono do eleitorado campinense. Em João Pessoa, ele tirou apenas 476 votos.

Ainda em 1945, o presidente eleito foi Eurico Gaspar Dutra (PSD). Ele derrotou, no plano nacional, o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN). Mas na Paraíba ocorreu o contrário: Eduardo Gomes ficou em primeiro lugar, com 76.110 votos, o equivalente a 53,25% do eleitorado paraibano. Dutra ficou em segundo, com 61.090 (42,74%).

Mas a longevidade da UDN, do PSD, do PTB e dos demais partidos não foi longe. Em 1964, houve o golpe militar. No ano seguinte, o Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, extinguiu todos os partidos e permitiu apenas dois. O Brasil entrava na era do bipartidarismo. De um lado, apoiando o Governo, estava a Arena (Aliança Renovadora Nacional).

 Do outro, estava a oposição consentida pelos militares: Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A Arena recebeu a grande maioria dos udenistas. Já o MDB recebeu os políticos dos outros partidos, inclusive os de esquerda que estavam na clandestinidade, numa grande frente que denunciava o que consideravam de atrocidades do governo.

Com o retorno do bipartidarismo, durante o regime militar, a Arena emplacou todos os governadores até 1978, quando aconteceu a última eleição indireta pelo chamado colégio eleitoral. Na época, o eleito foi pela Paraíba foi o professor Tarcísio de Miranda Burity, então filiado à Arena. Ele derrotou Antônio Mariz, também da Arena. Entre 1979 e 1980, começaram as articulações pela volta do pluripartidarismo. A partir de 1980, começaram a surgir alguns dos partidos que estão em cena até hoje.

Arena se transformou em PDS (Partido Democrático Social), que virou PFL (Partido da Frente Liberal) e, posteriormente, subdividiu-se em PP (Partido Progressista) e Democratas (DEM). O MDB virou PMDB e voltou a ser MDB de algum tempo para cá. Na época, início da década de 1980, o pluripartidarismo voltou: Além dos herdeiros da Arena e MDB, surgiram PT, PL e PDT, Partido Popular, que emergiu do MDB e voltou para a mesma legenda. Depois, com um racha no MDB, surgiu o PSDB. Surgido na clandestinidade em 1962, o PC do B se legalizou no início dos anos 1980. O mesmo aconteceu com o PCB, etc.

Com a possibilidade de retorno da UDN, articulada pelo presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, é possível que, na Paraíba, a nova legenda não tenha dificuldades de recebeu adeptos e filiados, inclusive herdeiros políticos e familiares de Argemiro de Figueiredo, da família Sátyro, e de outros grupos familiares que estiveram do mesmo lado quando o partido comandou a política da Paraíba em períodos do século XX.

Além do mais, a experiência com um partido pequeno e inexpressivo como o PSL, já tem precedentes na Paraíba. Basta lembrar que, em 1989, quando o hoje senador Fernando Collor de Mello surgiu no cenário político nacional como “caçador de marajás” e foi eleito presidente da República, ele também de valeu de um partido criado para a finalidade de elegê-lo. Alegava Collor na época que não queria comprometimento com as oligarquias que comandavam os grandes partidos.

Mas o PRN (Partido da Reconstrução Nacional) não deu certo e Collor teve que negociar com as oligarquias, muitas das quais infestadas dos marajás que ele dizia que estariam na mira dele. Não conseguiu, se envolveu em escândalos e sofreu processo de impeachment.

O mesmo aconteceu com o PT, que resistiu até certo ponto e quando conseguiu chegar ao poder, esqueceu um passado de lutas em defesa das classes menos favorecidas e fez alianças com agrupamentos políticos e oligarcas dos mais conservadores que existiam no país: Sarney (Maranhão), Ferreira Gomes (Ceará), Miranda Burity, Mariz/Maia e Maranhão (Paraíba), Alves e Maia (Rio Grande do Norte), Coelho (Pernambuco) e por aí vai.   

 

Anderson Fernandes

PB Agora

 

Fotos: sites FGV


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024