Há uma regra que valerá pela primeira vez nestas eleições e que alguns candidatos desconhecem: quem disputa cargo de deputado federal e estadual precisa atingir uma votação mínima para se eleger, que é obter 10% do quociente eleitoral.

 

Caso um partido ou coligação conquiste quatro vagas na Câmara, por exemplo, mas apenas três de seus candidatos atingirem os 10% do quociente, a chapa perderá uma das cadeiras e a vaga será redistribuída a um candidato com essa votação mínima em outro partido ou coligação.

 

O objetivo dessa nova regra foi o de inibir a figura do “puxador de votos”, um nome muito popular que ajuda a eleger outros com menos votos.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Pela segunda vez Prefeito de Bananeiras tem contas reprovadas no TCE

A sessão remota aconteceu no dia de ontem (27) e apreciou nessa vez as contas do ano de 2016 do município de Bananeiras com a relatoria do Conselheiro Antônio Claudio.…

Romero autoriza Secretaria de Saúde a antecipar salários de efetivos e contratados

Os servidores efetivos da pasta já tiveram seus vencimentos de maio quitados ontem O prefeito Romero Rodrigues autorizou à Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande a efetuar, nesta sexta-feira,…