A Paraíba o tempo todo  |

Você sabia? Data da posse de presidente, vice e governadores muda a partir de 2027

fOTO: dIVULGAÇÃO/TSE – Tribunal Superior Eleitoral

A partir de 2027, o Brasil adotará um novo calendário para a posse dos chefes do Poder Executivo. Presidente e vice-presidente da República passarão a assumir seus cargos no dia 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores tomarão posse no dia 6 de janeiro.

A mudança foi estabelecida pela Emenda Constitucional nº 111/2021 e será aplicada aos eleitos nas eleições de 2026, que iniciarão seus mandatos no ano seguinte.

Como fica o novo calendário de posse

Com a alteração, o início dos mandatos do Executivo passa a ocorrer de forma escalonada:

5 de janeiro: posse do Presidente e Vice-Presidente da República
6 de janeiro: posse de governadores e vice-governadores
1º de janeiro: prefeitos e vereadores (sem alteração)
1º de fevereiro: deputados federais, estaduais e senadores (sem alteração)
O que muda em relação ao modelo anterior

Até então, o Brasil adotava a posse unificada no dia 1º de janeiro, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988. No mesmo dia, presidentes, governadores e prefeitos iniciavam simultaneamente seus mandatos.

Com a nova regra, apenas os chefes do Executivo federal e estadual tiveram suas datas alteradas.

Objetivos da mudança

Segundo justificativas legislativas, a alteração busca melhorar a organização institucional do início de mandato, com destaque para:

redução da sobreposição de cerimônias oficiais;
maior possibilidade de participação de autoridades em diferentes posses;
melhor logística de segurança e deslocamento;
maior coordenação entre as esferas de governo na transição.
Impacto no cenário político

Na prática, a mudança cria uma transição de poder mais escalonada no início de cada ciclo governamental. Especialistas apontam que isso pode facilitar a articulação entre governos federal e estaduais nos primeiros dias de mandato, período tradicionalmente marcado por decisões estratégicas e formação de equipes.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe